O município de Bremen, na Alemanha, tornou-se no primeiro do país a introduzir limites de velocidade. O limite de 120 kms/h afectará apenas uma extensão de estrada de 60 quilómetros, devido às reduzidas dimensões do município. “Este é um dia feliz para a segurança rodoviária, e estamos também a dar um sinal sobre a protecção do ambiente e as alterações climáticas”, afirmou à agência Reuters Reinhard Loske, o ministro do ambiente de Bremen.
"O nosso objectivo é introduzir um limite geral nas auto-estradas em toda a Alemanha, conjuntamente com outros estados", acrescentou Loske, que é membro do partido “Os Verdes”, que na Alemanha partilham o poder com os sociais-democratas do SPD. A chanceler alemã Angela Merkel, líder dos democratas-cristãos (CDU), excluiu a possibilidade de introdução de um limite de velocidade nacional, como proposto pelos seus parceiros de coligação.
No ano passado, o SPD aprovou um limite de 130 kms/h numa convenção do partido, de forma a reduzir as emissões de CO2. Alguns grupos ambientalistas defendem que a introdução desta medida cortaria de imediato 5 por cento nas emissões de gases de escape, e 15 por cento a médio prazo.
As auto-estradas alemãs foram construídas sem limite de velocidade pelos nazis, e desde a Segunda Guerra Mundial a poderosa indústria automóvel tem feito lobby para evitar os limites de velocidade, que são prática comum na maioria dos países europeus.
"O nosso objectivo é introduzir um limite geral nas auto-estradas em toda a Alemanha, conjuntamente com outros estados", acrescentou Loske, que é membro do partido “Os Verdes”, que na Alemanha partilham o poder com os sociais-democratas do SPD. A chanceler alemã Angela Merkel, líder dos democratas-cristãos (CDU), excluiu a possibilidade de introdução de um limite de velocidade nacional, como proposto pelos seus parceiros de coligação.
No ano passado, o SPD aprovou um limite de 130 kms/h numa convenção do partido, de forma a reduzir as emissões de CO2. Alguns grupos ambientalistas defendem que a introdução desta medida cortaria de imediato 5 por cento nas emissões de gases de escape, e 15 por cento a médio prazo.
As auto-estradas alemãs foram construídas sem limite de velocidade pelos nazis, e desde a Segunda Guerra Mundial a poderosa indústria automóvel tem feito lobby para evitar os limites de velocidade, que são prática comum na maioria dos países europeus.
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Fonte: Observatório do Algarve
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