domingo, 20 de julho de 2008

1905. As Aplicações de Satélite no apoio à vigilância da desertificação

* * *
A desertificação afecta directamente mais de 250 milhões de pessoas e põe em risco uma área de terreno superior a 4 mil milhões de hectares. Trata-se de um dos mais alarmantes processos relacionados com a perda de produtividade dos solos e o empobrecimento do coberto vegetal. Segundo as Nações Unidas, os prejuízos causados todos os anos na produção agrícola atingem os 42 mil milhões de dólares.
As Aplicações de Satélite à Análise da Superfície Terrestre (LSA SAF - Satellite Application Facility on Land Surface Analysis) da EUMETSAT (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos), conduzidas pelo Instituto de Meteorologia, I.P. de Portugal, constituem um promissor instrumento de vigilância das áreas ameaçadas pela desertificação e a seca, fornecendo informações de grande importância para o combate à degradação ambiental. Essas informações são ainda essenciais para muitas outras actividades, como a agricultura, a silvicultura e a segurança dos transportes terrestres.
As características dos terrenos à superfície são necessárias para numerosas aplicações de grande importância, como a modelação e a simulação do tempo e do clima, a previsão e a análise dos desastres naturais e a vigilância dos sistemas ecológicos e hidrológicos. Os modelos de previsão numérica do tempo e investigação das alterações climáticas colherão grandes benefícios dos produtos LSA SAF, que representam a última palavra no domínio do estudo da superfície da litosfera.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: