domingo, 17 de agosto de 2008

1950. Noções de Meteorologia: O prognóstico meteorológico (I)

Actualmente existem diferentes métodos para realizar um prognóstico. O método que um prognosticador utiliza depende basicamente da sua experiência, quantidade de informação disponível, nível de dificuldade que a situação apresenta e o grau de confiança ou exactidão necessária para o prognóstico.
O método mais simples de fazer um prognóstico é considerar que o dia de amanhã será igual ao de hoje; este método assume que as condições atmosféricas não variam com o tempo. Por exemplo se hoje tivermos um dia soleado e uma temperatura de 20 ºC, este método assume que o dia de amanhã também será soleado e com uma temperatura de 20 ºC; se ocorrerem 2 milímetros de precipitação durante o dia de hoje, amanhã também irão ocorrer 2 milímetros de precipitação.
Este método simples de prognóstico resulta bem quando os padrões atmosféricos variam pouco e os elementos das cartas de tempo movem-se muito lentamente; porém, se as condições alteram-se significativamente de um dia para outro, este método de prognóstico falha e não é o melhor para ser utilizado.

Sem comentários: