O Presidente eleito norte-americano Barack Obama anunciou ontem à noite que escolheu o Prémio Nobel da Física Steven Chu, um defensor das energias renováveis e alternativas, para ocupar o lugar de secretário de Estado da Energia. Steven Chu, 60 anos, filho de imigrantes chineses que frequentou a Universidade de Stanford na Califórnia, foi homenageado com o Nobel da Física em 1997 pelos seus trabalhos sobre os “métodos de arrefecimento e captura de átomos por laser”.
É director do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley desde 2004 e especializou-se no estudo das alterações climáticas. O site do laboratório descreve-o como “um defensor de longa data da investigação sobre soluções científicas para as alterações climáticas”.
“Nos próximos anos, as escolhas que faremos vão ajudar-nos a determinar que tipo de país e de mundo vamos deixar aos nossos filhos e netos”, declarou Obama, insistindo no facto de que os problemas estão “ligados à nossa dependência do petróleo”. “Para controlar o seu destino, a América deve desenvolver novas fontes de energia e novas maneiras” de consumir essa energia, acrescentou. “Este não é apenas um desafio para o Governo, mas sim um desafio para todos nós”.
O Presidente eleito nomeou ainda outras três personalidades políticas para ocupar cargos ambientais. Carol Browner, antiga responsável da Agência de Protecção do Ambiente (EPA) na presidência de Bill Clinton, será a “senhora Clima” da nova administração, encarregada de supervisionar a política em matéria de energia, ambiente e clima. Browner trabalhou ao lado do antigo vice-presidente Al Gore, que se tornou militante da causa ambiental.
Obama decidiu nomear também para a liderança da EPA Lisa Jackson, antiga directora da agência de protecção do Ambiente de Nova Jersey. Nancy Sutley, adjunta do autarca de Los Angeles responsável pela energia e ambiente, vai presidir o Conselho da Casa Branca sobre a qualidade ambiental.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Jornal PÚBLICO
Sem comentários:
Enviar um comentário