![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD1njJIxjjH0-1fUeUzvEgwVwwmTXWe3BlrDz-41_vi1TyyeghTioHqPL6elU73Ch42VUZ02jQrTUAe9jMIkSa6onbSI2aQFLDevLULlv0ZDeBS6lgfJeXzNNKCphFB0FlbKo5/s320/A%C3%A7ores.jpg)
Além da queda de granizo, a passagem pela Região de uma superfície frontal muito fria deverá provocar até hoje, em todas as ilhas da Região, chuvas intensas, trovoadas e ventos fortes. Entretanto, o SRPCBA registou ainda pequenas inundações e derrocadas em três ilhas do arquipélago açoriano, os efeitos mais visíveis do mau tempo da madrugada, em que a rajada máxima atingiu 110 quilómetros por hora no Corvo.
O presidente da Protecção Civil dos Açores, António Cunha, adiantou à agência Lusa que apesar das fortes rajadas de vento a madrugada foi calma, registando-se situações de pequena monta apenas nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. Na maior ilha açoriana, São Miguel, duas árvores de porte médio caíram, bem como uma estrutura metálica de protecção a uma produção agrícola, ambas na Ribeira Grande.
À inundação de uma casa particular na Madalena, ilha do Pico, juntaram-se danos nas clarabóias instaladas no telhado do Centro de Saúde da Praia da Vitória, ilha Terceira, uma situação prontamente resolvida graças à intervenção dos bombeiros locais. António Cunha referiu ainda que já esta manhã a queda de granizo na ilha das Flores criou uma cobertura muito fina de gelo na estrada regional, obrigando os automobilistas a circular com atenção redobrada.
Contactada pela Lusa, Patrícia Navarro, referiu que as previsões meteorológicas para as primeiras horas de hoje apontando para uma descida das temperaturas, sobretudo nas ilhas dos grupos Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) e Oriental (São Miguel e Santa Maria). Prevemos que a temperatura nessas ilhas desça até aos sete, oito graus, disse a meteorologista, revelando que até agora a Terceira e as Flores são as ilhas mais geladas da região com os termómetros a registarem sete graus.
Tal como mostram as imagens recolhidas em várias ilhas do arquipélago durante o dia de ontem e que foram enviadas ao nosso jornal, o cenário a que as populações puderam assistir durante algumas horas, era realmente diferente e um tanto ou quanto mais frio que o habitual, mas, acima de tudo, bonito.
Segundo testemunhas relataram ao nosso jornal relativamente à situação registada na ilha das Flores a temperatura baixou muito, como não acontecia há 16 anos. Nevou, aqui vai uma pequena parte do lindo cenário dos matos desta maravilhosa ilha. Já no Pico, a meio da tarde de ontem, tal como mostram as fotografias a zona norte da ilha é a que tinha mais neve e foi de onde os agricultores se preocuparam em retirar o gado. Algumas carrinhas da empresa de electricidade tiveram mesmo alguma dificuldade em circular nas estradas que fazem o acesso ao ponto mais alto do país, referiu-nos Sandra Cristina de Sousa.
Ana Coelho
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): Correio dos Açores
Sem comentários:
Enviar um comentário