segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2200. Instituto de Meteorologia prevê semana de frio em Portugal Continental

As temperaturas vão baixar esta semana para valores negativos nas regiões do interior e vão aproximar-se do zero no litoral, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia. Perante as previsões para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia admite que o aviso laranja venha a ser activado em alguns distritos.
Na última noite, os termómetros já registaram temperaturas abaixo de zero graus centígrados no interior e no nordeste transmontano, num prólogo dos próximos dias. “Nos próximos dias vamos estar sob a influência da acção conjugada de um anticiclone que se encontra sobre a Inglaterra e de uma depressão que se encontra sobre a Península Ibérica”, explicou à RTP a meteorologista Paula Leitão. Aquela acção conjugada, prosseguiu a meteorologista, condiciona “um fluxo de nordeste que traz uma massa de ar frio que está actualmente sobre a Europa”.
“Essa massa de ar frio vai forçar as temperaturas a baixarem. Já baixaram um pouco hoje e vão baixar mais amanhã. Nos próximos dias continuam as temperaturas muito baixas”, indicou. Bragança deverá ser a cidade mais fria, com os termómetros a atingirem os cinco graus abaixo de zero a partir de terça-feira.
“Progressivamente, ao longo da semana, esta massa de ar frio vai alastrar-se a todo o país e esperamos que entre quarta e sexta-feira haja um aviso amarelo de tempo frio em todo o território”, adiantou Paula Leitão. Em Lisboa, prevêem os meteorologistas, as temperaturas mínimas podem mesmo cair para dois graus negativos entre quinta e sexta-feira.
* * * * * * * * *
Fonte: RTP

Sem comentários: