terça-feira, 20 de janeiro de 2009

2246. PORTUGAL CONTINENTAL: Situação de mau tempo (I)

Escolas fechadas a norte - O mau tempo previsto para hoje levou ao encerramento de várias escolas no Norte e Centro do país. Há também barras fechadas ou condicionadas e algumas estradas com trânsito cortado.
Guarda, Fornos de Algodres, Bragança e Amarante são alguns dos concelhos onde há escolas fechadas, por precaução. Granja de Sousa, da Protecção Civil, diz que as escolas foram encerradas, porque as previsões apontam para a possibilidade da continuação da queda de neve.
Também em Fornos de Algodres, ao que apurou a Renascença, a neve levou à suspensão das aulas. Situação idêntica verifica-se numa escola de Bragança. Em Amarante, as crianças dos lugares da Póvoa e de Morjido, localidades próximas da Serra do Marão, não saíram esta manhã para a escola. A Protecção Civil não permitiu o transporte dos alunos, devido ao estado das estradas.
São poucas as vias cortadas nesta altura devido à neve. No IP-4, a circulação automóvel já foi restabelecida, depois de ter sido interrompida entre a Campeã e Ansiães. Das vias de acesso ao Maciço Central da Serra da Estrela, destaque, no distrito de Viseu, para a Estrada Nacional 321, entre Montemuro e Cinfães, que se encontra cortada ao trânsito. Intransitável está também, desde as 6h00, a estrada que liga Bigorna a Cinfães.
Por razões de segurança, os bombeiros foram chamados a evacuar 37 passageiros de um autocarro na localidade de Álvaro, freguesia de Oleiro, distrito de Castelo Branco. A Protecção Civil recomenda prudência máxima aos condutores.
O mau tempo está a condicionar também a actividade portuária. A forte ondulação, que pode atingir os nove metros, levou ao encerramento de sete barras. O litoral a norte do rio Tejo é a zona mais afectada.
As barras encerradas são as de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho. As actividades estão condicionadas nos portos de Aveiro, figueira da Foz e Nazaré (Fonte: Renascença).
Neve fecha escolas em cinco concelhos da Guarda - As aulas estão hoje suspensas em escolas de cinco dos 14 concelhos do distrito da Guarda devido à neve, disse à Lusa fonte da Equipa de Apoio às Escolas local. As actividades lectivas foram suspensas nas escolas da cidade da Guarda, Fornos de Algodres, Loriga (Seia), Vila Nova de Tázem (Gouveia), Sabugal (escola secundária e Agrupamento de Escolas) e Gouveia (escola secundária e Agrupamento de Escolas).
A mesma fonte disse à Lusa que alguns estabelecimentos de ensino «estão a funcionar com poucos professores», dando o exemplo de Celorico da Beira, onde «parte do corpo docente desloca-se da Guarda» e não foi trabalhar devido ao nevão registado durante a manhã. O elemento da Equipa de Apoio às Escolas da Guarda, entidade que depende do Ministério da Educação, indicou que, «em princípio, hoje já não haverá condições» para as escolas retomarem a sua actividade. «Não sabemos se estas escolas abrem durante a tarde. Tudo depende da decisão dos órgãos de gestão», referiu.
Na cidade da Guarda, onde nevou com maior intensidade, a situação está «normalizada» segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS). A mesma fonte adiantou que durante a manhã, os bombeiros de Gonçalo (Guarda) e de Loriga (Seia) evacuaram os passageiros de autocarros «que ficaram presos na neve». «As pessoas foram evacuadas pelos bombeiros e transportadas para os respectivos domicílios e já está tudo em casa», assegurou.
As situações registaram-se em Seixo Amarelo (Guarda), com o transporte de 15 pessoas, e em Alvoco da Serra (Seia) com o auxílio a 65 passageiros de autocarros.
A fonte do CDOS acrescentou que as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela continuam fechadas ao trânsito devido à neve.
Estão também encerradas as estradas municipais 232 entre Aldeias e Manteigas, a 522.1 entre Aldeias e Paços da Serra (Gouveia) e a 537, que liga Seixo Amarelo a Gonçalo, no concelho da Guarda (Fonte:
Diário Digital).
Queda de neve encerra escolas em Baião, 850 alunos sem aulas - Cerca de 850 alunos de dois agrupamentos escolares de Baião ficaram hoje sem aulas devido à queda de neve, uma situação que está a afectar também a circulação em algumas estradas municipais, disse à Lusa fonte da protecção civil. Segundo a protecção civil, voltou a nevar entre as 06:00 e as 08:00 de hoje, embora com menor intensidade que no dia 09 de Janeiro, mas mesmo assim foram encerradas ou condicionadas algumas vias municipais.
A estrada municipal 579, que liga a vila de Baião a Santa Marinha do Zêzere, foi cortada ao trânsito, mantendo-se a circulação condicionada nas estradas nacionais 101, 321, 321-1, variante à 321-1 (Baião/Marco de Canaveses) e na municipal 578. Foram encerrados cinco jardins-de-infância e escolas básicas das freguesias de Teixeira, Valadares, Viariz, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere, afectando 250 alunos.
No agrupamento de Vale do Ovil, cerca de duas centenas de alunos foram mandados para casa ao início da manhã "porque a mobilidade na sua área de residência poderia ficar impedida". A meio da manhã de hoje, também os responsáveis da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere decidiram encerrar o estabelecimento de ensino devido ao "previsível agravamento do estado do tempo". Todos os 400 alunos das escolas começaram a regressar aos seus domicílios a partir das 10:30, acrescentou a fonte.
O presidente da câmara municipal, José Luís Carneiro, informou que tem os serviços de Protecção Civil de prevenção em todo o concelho, mas "até ao momento não há registo de danos graves". O autarca apela ainda aos automobilistas para que circulem nas estradas com "grande cautela" (Fonte: Expresso).
MADEIRA: Vento forte e agitação marítima motivam aviso do Instituto de Meteorologia - Ondas de noroeste com 6 a 7 metros e vento forte com rajadas na ordem dos 80 quilómetros por hora levam a que o Instituto de Meteorologia coloque a Madeira em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala que vai até quatro. Também a Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte recomendando precaução e aconselhando que na costa Norte e costa Sul a Oeste do Funchal as embarcações permaneçam nos Portos de Abrigo (Fonte: Diário de Notícias).
Ondas até aos nove metros obrigam a aviso máximo na orla costeira a Norte do Tejo - Todo o litoral a Norte do rio Tejo está hoje com o aviso máximo, vermelho, do Instituto de Meteorologia por se prever ondulação forte entre os sete e os nove metros.O território português, com excepção dos distritos de Santarém e Évora, está hoje com avisos, sendo os mais graves para a orla costeira (Fonte: Diário de Notícias).

Sem comentários: