sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2215. Queda de neve em Baião: Autarquia apela aos cidadãos para que não saiam de casa

Os Bombeiros do Marco de Canaveses estão sem meios no quartel dado o elevado número de pedidos de auxílio devido ao forte nevão que caiu no concelho e que ainda se faz sentir. Nas freguesias de Sande, Soalhães, Toutosa e Paredes de Viadores estão a ser evacuadas as crianças das escolas, que ficaram presas devido à neve, e nos centros de dia e centros de saúde estão a ser evacuados idosos e doentes para as suas habitações.
Fonte dos bombeiros admitiu que a situação está complicada, “já não há carros no quartel e há viaturas presas na A4 devido à neve”.
José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, apelou para que os cidadãos daquele concelho não se ausentem das suas casas, ou empregos, após o forte nevão registado durante a manhã.
As principais estradas do concelho apresentam elevado risco para a segurança dos automobilistas, uma vez que após a queda de neve, começou a surgir uma camada de gelo nas vias públicas. De acordo com o autarca, às 15 horas, estavam seis autocarros de transporte público imobilizados , sendo o caso mais grave o de um autocarro imobilizado no Alto da Boavista, na estrada nacional 101, com 11 pessoas a bordo. Foram também registados vários despistes de viaturas, mas sem consequências de maior nos seus ocupantes.
Os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere estão a responder a vários pedidos de ajuda, bem como a Protecção Civil do Município, contactável através do telef. 255 540 540.
A Câmara Municipal de Baião está a tentar resgatar todas as crianças isoladas nas escolas do concelho, que encerraram mais cedo devido ao forte nevão que se abateu em todo o Norte do país.
De acordo com José Luís Carneiro, a empresa responsável pelo transporte escolar não consegue assegurar o transporte das crianças em segurança, “mas a Câmara de Baião está a elaborar um plano de resgate e de salvaguarda de todas as crianças”. O autarca diz que não há motivo para que os pais fiquem preocupados, pois as crianças estão abrigadas e com alimentação disponível.
Também os idosos do concelho, colocados nas instituição de solidariedade social, estão a ser acompanhados pelo gabinete de protecção civil baionense.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: