sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2209. Região Norte: Queda de neve

Norte: neva um pouco por todo o lado - O Norte do país está, esta sexta-feira, coberto de branco um pouco por todo o lado. Para além da neve que caiu durante a noite, continua a nevar durante a manhã em locais onde não nevava assim há décadas, confirmou fonte do Instituto de Meteorologia ao PortugalDiário.
«Neste momento está a nevar em Famalicão, Guimarães, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Bragança e o Gerês também está todo branco. Na cidade de Braga também nevou durante a noite, por isso há muita neve acumulada», adiantou.
No Porto, em Braga, na Maia e em Amarante também está a nevar. As temperaturas vão manter-se muito baixas ao longo de todo o dia, pelo que poderá nevar em mais locais.
Nenhuma estrada em Portugal continental está cortada ao trânsito devido à neve ou gelo, segundo a GNR, que prevê um corte momentâneo na A24, junto a Vila Pouca de Aguiar, para actuação do limpa-neves. Fonte da GNR disse à Lusa que até às 09h30 não havia registo de corte de estradas, nomeadamente nas regiões de Portugal continental onde as temperaturas estão mais baixas ou onde chove ou neva. Na Serra da Estrela, todas as estradas se encontravam transitáveis, contudo os troços ainda à sombra estavam com gelo.
As escolas da cidade de Bragança estão encerradas por causa da neve que impediu o transporte dos alunos das aldeias, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro. É dentro da cidade que se vive a situação «mais complicada», de acordo com Melo Gomes, o responsável pelo CDOS. A neve acumulada está a dificultar a circulação automóvel e de peões, com o vice-presidente da autarquia a apelar aos condutores que circulem apenas com viaturas quatro por quatro ou com correntes de neve nas rodas (Fonte: Portugal Diário).
Guimarães ficou branca de neve esta sexta-feira – Devido à neve, os Transurbanos de Guimarães suspenderam a circulação dos autocarros. Trata-se de uma medida de precaução com intuito de evitar eventuais acidentes. No entanto, há locais onde a circulação está mesmo impossível, nomeadamente em Pevidém e Costa. De resto, a neve acumulada em várias estradas impede a circulação automóvel em vários pontos do Concelho.
Em Balazar a estrada nacional 101, Guimarães – Braga está cortada. A Protecção Civil nesta altura há vários troços de estradas intransitáveis o que sugere cuidados redobrados na condução. Nesta altura, a Protecção Civil tem todos os meios ao seu dispor na limpeza de estradas. O responsável da protecção civil de Guimarães apela aos automobilistas para serem mais cautelosos (Fonte: Guimarães Digital).
Escolas encerraram em Bragança, situação na cidade é a mais problemática – As escolas da cidade de Bragança estão hoje encerradas por casa da neve que impediu o transporte dos alunos das aldeias, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara, Rui Caseiro. É dentro da cidade que se vive a situação "mais complicada", de acordo com Melo Gomes, o responsável pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS).
A neve acumulada está a dificultar a circulação automóvel e de peões, com o vice-presidente da autarquia a apelar aos condutores que circulem apenas com viaturas quatro por quatro ou com correntes de neve nas rodas. A autarquia, responsável pela Protecção Civil municipal, está a proceder à limpeza das ruas e a espalhar sal, mas segundo Rui Caseiro esta operação "leva algum tempo a fazer efeito".
Segundo ainda informações do CDOS, "os maiores problemas são na cidade de Bragança, nomeadamente com algumas viaturas atravessadas e nos acesso da cidade ao IP4". O principal itinerário da região, que liga o Porto à fronteira em Bragança, está circulável, com alguns condicionamentos no troço entre Bragança e Quintanilha (fronteira) a obrigarem a atenção redobrada e precauções dos automobilistas.
Outras estradas da região com neve, segundo ainda a fonte, são a nacional 206, na Serra da Nogueira, próximo de Bragança, e a 103, que liga a cidade a Vinhais. Segundo informações do CDOS, os termómetros marcavam às 09:30 um grau negativo em Bragança, onde a temperatura mínima registada foi de seis graus.
Esta é a terceira vez que a neve visita a região transmontana em pouco mais de um mês (Fonte: Agência LUSA).

Sem comentários: