segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

2256. Segunda-feira: Alerta em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira devido à chuva, neve e forte ondulação no litoral

Os portugueses podem contar para hoje com mais um dia de mau tempo com queda de neve, chuva forte, estradas cortadas e uma forte ondulação nas zonas do litoral. Onze distritos estão em alerta Amarelo e em dez existem cortes ou condicionamentos de vários troços de estradas.
A queda de neve continua a justificar para hoje o aviso Amarelo em 11 distritos do Norte e Centro de Portugal continental, enquanto a Protecção Civil alerta para o corte e condicionamentos de muitas estradas. No continente estão com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre onde pode cair neve acima dos 600 metros, subindo a cota gradualmente até aos 1.100 metros.
O Instituto de Meteorologia prevê para hoje uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima e para toda a costa ocidental de Portugal ondulação entre os seis e os sete metros, que será mais fraca para a tarde. Já na costa Sul e no arquipélago da Madeira, a ondulação deverá variar entre os quatro e os seis metros pelo que nove barras marítimas do Norte e Centro estão encerradas e duas condicionadas.
Estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho e condicionadas as barras de Leixões e Nazaré.
Estradas cortadas e condicionadas - A queda de neve e a chuva que se tem feito sentir já levou ao corte e condicionamento de algumas estradas nos distritos de Aveiro, Porto, Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Santarém e Braga.
Em Aveiro está encerrado, devido a inundação, o troço da estrada municipal entre Espinhel e Oronhe e todos os acessos à serra da Freita devido à neve, o mesmo motivo para o condicionamento das estradas municipais entre Felgueiras e São Freita, entre Dornelas e Arestal e entre Chã e Junqueira.
No Porto estão encerradas as estradas nacionais 101, entre Amarante e Mesão Frio, a 321, entre Baião e Boavista, e a 579 entre Baião e Sta Marinha, todas devido à queda de neve.
Em Bragança está cortada a nacional 315 em Bornes, também devido à neve e na Guarda estão encerradas as estradas nacionais 338 entre Piornos - Torre - Lagoa Comprida - Manteigas, a 339 entre Portela do Arão - Lagoa Comprida - Sabugueiro, a 232 entre Manteigas e Penhas Douradas, a 339.1 entre Penhas Douradas e Sabugueiro, a 339 entre Seia e Sabugueiro e a nacional 231 entre Pedras Lavradas e Sobral São Miguel.
Em Vila Real estão fechadas, devido à neve, as estradas municipais 313 entre Vila Real e Mondim de Basto, a 1134 entre Mondim Basto e Alto de Velão e a nacional 206 entre Portela Stª Eulália e Viduedo e estão condicionadas as estradas nacionais 2, entre Vila Real e Vila Pouca, a 311, entre Boticas e Salto, e a 206 entre Vila Pouca e Carrazedo.
Já em Castelo Branco está encerrada a nacional 338, entre Piornos - Torre e Manteigas, enquanto no distrito de Coimbra está cortada a estrada municipal 1416, entre Soeirinho e a nacional 343 em Pampilhosa de Serra.
Em Viseu estão encerrados, devido à neve, os troços das estradas municipais entre Felgueira e Resende, entre Várzea Serra e Tarouca e a 555 entre Cinfães e Nespereira. Estão encerradas ainda as estradas nacionais 321, entre Castro D´Aire e Cinfães, a 230-3 entre Caramulo e Caramulinho e a 230 entre Caramulo e Varzielas.
Em Viseu estão condicionadas a nacional 321 entre Fermentaos - Meridaos - Tendais - Cinfães, devido a aluimento de terras, enquanto no distrito de Santarém e pelo mesmo motivo está condicionado o troço da estrada municipal 520-2, entre Ponte da Tabelada e Ferreira do Zêzere.
No distrito de Braga estão cortados os troços das estradas nacionais 311, entre Rio Douro e Cabeceiras de Basto, a 308/1 entre Vilar Veiga e Portela do Homem e a municipal 614 entre Pedraido e Rossas.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e Imagem): RTP

Sem comentários: