segunda-feira, 16 de março de 2009

2340. Calor fora de época

Setubalenses foram a banhos este fim-de-semana – As praias de Setúbal registaram grande procura este fim-de-semana. Os setubalenses encontraram no sol e no calor um excelente motivo para matar saudades. Albarquel, Figueirinha, Galapos e Arrábida encheram os seus parques de estacionamento automóvel, nas tardes deste sábado e domingo.
Os areais das praias apresentaram-se bem coloridos pelos chapéus-de-sol. A uma semana do início da Primavera, os setubalenses, fartos de frio e chuva dos últimos meses, aproveitaram o tempo quente, excessivo até para a época (25 graus centígrados!) perto de uma das praias de Setúbal.
Em boa verdade, não foram assim tantos os que mergulharam, porque a temperatura da água do mar não está propriamente apetecível. Os milhares de pessoas que às praias se deslocaram, estavam ávidas de pisar a areia quente, espalhar bronzeador pelo corpos, estender a toalha, e começar, afinal, a “trabalhar para o bronze”.
Não fora a incontornável realidade do calendário, e até poderia pensar-se que o cenário registado este fim-de-semana nas praias de Setúbal seria de um qualquer dia de Verão. Crianças e adultos estenderam suas toalhas nos areais, sendo que nas praias de menor dimensão, tal acção não foi assim tão fácil. Segundo «O Setubalense» testemunhou, muitas pessoas não se acautelaram devidamente dos raios solares, ao não protegerem devidamente a cabeça.
Calor de Verão fora de época é perigoso, e importante manter certos cuidados para que uma ida à praia não resulte em doença. É que para o início da época balnear ainda faltam dois meses e meio… (Fonte: Setubalense).
Buscas para encontrar criança de 4 anos desaparecida retomadas – As buscas para encontrar a criança de quatro anos desaparecida domingo na praia da Quebrada, Angeiras, Matosinhos, já foram retomadas.
A criança terá sido levada pelo mar, tendo o alarme sido dado às 17:07 de domingo.
O comandante Mendes Santos, dos bombeiros de Leixões, explicou à TSF que na operação que decorre, esta manhã, estão envolvidos os seguintes meios: no mar um salva-vidas e uma mota de água, em terra uma moto4 e várias patrulhas a pé. No ar está um helicóptero. O comandante acrescenta ainda que vai ser percorrida uma área de dois quilómetros para Sul e para Norte desde o local do acidente.
Para além deste caso em Matosinhos, no domingo à tarde, na praia de Odeceixe, no Alentejo, aconteceu um acidente semelhante. Quatro cidadãos polacos foram também apanhados por uma onda. Três foram salvos, mas um acabou por morrer.
Estes dias de calor têm levado muita gente para a praia, mas como a época balnear ainda não chegou a autoridade marítima recomenda toda a atenção e lembra que é necessário muito cuidado nas praias não vigiadas. (Fonte: TSF)
Comandante dos bombeiros lamenta conduta dos madeireiros - O comandante dos bombeiros de Terras do Bouro acusa os madeireiros de contribuírem para os incêndios florestais por não fazerem a limpeza dos restos, o que dificulta em muito o combate aos fogos. O tempo quente fez regressar os incêndios florestais. Durante a última madrugada, foram extintos dois, um em Arouca e outro no concelho de Terras de Bouro.
José Dias, comandante dos bombeiros de Terras de Bouro, acusa os madeireiros de não limparem as matas e de complicarem assim o combate ao fogo. «Toda a gente corta as madeiras, mas os sobrantes ficam lá todos, o que faz uma carga de combustível terrível, ainda para mais essa carga fica seca e quando começa a arder é muito difícil apagar, porque mal podemos caminhar, temos que andar por cima desses restos das madeiras», explica.
A TSF procurou perceber se por causa do calor houve muitos incêndios durante este fim-de-semana, mas a Protecção Civil recusa-se a apresentar qualquer balanço, com o argumento de que ainda não estamos numa fase crítica (Fonte: TSF).

Sem comentários: