terça-feira, 3 de março de 2009

2320. MADEIRA: Este Inverno a queda de neve tem sido tão frequente como há cerca de trinta anos

Desde o início da década de 80 que não nevava com tanta intensidade e de forma tão constante como está a acontecer neste Inverno. António Santos, do Observatório de Meteorologia da Madeira, comentou ao JM que a última vez que se verificou uma situação destas terá sido em 1981 ou 1982, sendo que o nevão ocorrido este fim-de-semana foi «um dos valentes».
O observador explicou que esta situação vai ao encontro dos chamados «ciclos de bom e de mau tempo», que têm um período de cerca de 30 anos. Assim, e tendo nevado com esta intensidade em inícios de 80, é normal a ocorrência registada neste Inverno. Refira-se que as zonas altas da Madeira estavam, na manhã de ontem, cobertas de neve, um cenário que era visível na cidade do Funchal.
A neve caiu ininterruptamente desde a tarde de domingo no Pico Ruivo, a 1861 metros de altitude até à manhã de ontem, cobrindo toda a zona com um manto branco, com zonas em que chegava aos 40 centímetros de altura. O observador explicou que a descida de temperaturas ocorrida nesses dias, deveu-se a uma corrente de vento de norte/nordeste com influência no Anticiclone dos Açores e uma baixa pressão sobre a Península Ibérica, que tem por tendência a queda de neve ou granizo.
Na zona do Pico do Areeiro, a temperatura mínima registada no dia de ontem atingiu um grau negativo. Ao fim do dia, ainda nevava nas serras madeirenses. As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para a subida da temperatura a partir de hoje.
Sobre o facto da neve ter caído a altitudes mais baixas do que o habitual, o especialista admitiu que não é habitual na Madeira, mas recordou, por exemplo, que há cerca de cinquenta anos atrás, chegou a nevar na zona da Escola dos Salesianos e que, em 1969, as serras madeirenses também ficaram pintadas de branco.
Por outro lado, e apesar da beleza paisagística causada por este fenómeno, a verdade é que foram necessárias implementar medidas de segurança, como o fecho ou condicionamento de estradas devido à acumulação de neve. De acordo com nota do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira, com base nas informações que lhe fornecidas pela RAMEDM, Estradas da Madeira, Direcção Regional de Florestas e Polícia de Segurança Pública, a estrada entre a Ribeira das Cales e o Poiso estava condicionada. Foram encerradas as estradas entre o Poiso – Areeiro; a Encumeada – Paul da Serra; a Fonte do Bispo – Paul da Serra – Prazeres; Fonte do Pispo – Paul da Serra; Salão – Paul da Serra; Rochão – Pico da Urze e Canhas – Paul da Serra.
O Serviço Regional de Protecção Civil informava ainda que, devido às condições climatéricas, deveriam ser evitados os percursos auto e apeados nas zonas montanhosas e respeitada a sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.
Registe-se ainda, a título de curiosidade, que as temperaturas frias e a queda de granizo faziam-se sentir em zonas de relativa baixa altitude. A título de exemplo, uma equipa de reportagem do JM presenciou esta ocorrência na zona do Miradouro do Maçapez, situado na zona litoral da Fajã da Ovelha, Calheta.
No Porto Santo, houve também registo de queda de granizo.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: