sexta-feira, 29 de maio de 2009

2442. ANPC: Alerta amarelo (Fogos florestais)

No seguimento do Briefing Técnico Operacional realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, com o Instituto de Meteorologia e de acordo com as informações disponibilizadas e actualizadas, o estado do tempo para os próximos dias será caracterizado por temperaturas máximas e mínimas relativamente altas, valores de humidade relativamente baixos, em especial no interior, e vento moderado a forte de Leste no Algarve e terras altas. Apesar de no dia de Domingo (31MAI) estar prevista uma diminuição das temperaturas nas regiões do litoral, é expectável que no interior estas permaneçam altas até 2ª feira (01JUN).
Também de acordo com o IM já se verificou o accionamento de Avisos Meteorológicos de Calor, por persistência de temperaturas altas, para os próximos dias em diversos distritos do continente. Assim, determina-se aos Srs. Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) dos dezoito distritos do continente a passagem de todo o dispositivo ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AMARELO até 01 de Junho de 2009 às 20H00.
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:
1.A tomada de medidas de precaução no que respeita à realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, evitando a sua realização neste período;
2.Ao cumprimento das medidas previstas na legislação em vigor, nomeadamente no que concerne à realização de queimadas, queima de sobrantes e realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, e em particular no que concerne à proibição de tais práticas nos locais onde se verifique o risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo;
3.À evolução do risco de incêndio para os próximos dias, disponível junto do Instituto de Meteorologia, Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e Corpos de Bombeiros.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação, em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia (IM), difundindo os comunicados que se julguem necessários.
* * * * * * * * * *
Fonte: ANPC

Sem comentários: