sexta-feira, 3 de julho de 2009

2486. Jorge Moreira da Silva nomeado para o cargo de Consultor do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD)

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, um voto de congratulação pela nomeação do famalicense Jorge Moreira da Silva para o cargo de Consultor do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), onde vai coordenar as novas políticas, parcerias e instrumentos financeiros no sector da energia e alterações climáticas. Esta nomeação “dignifica e prestigia o município de Vila Nova de Famalicão, sendo um motivo de grande orgulho para todos os famalicenses”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, ao justificar o voto de congratulação, que mereceu o voto favorável de todos os vereadores da coligação PSD-CDS e do PS.
Jorge Moreira da Silva, de 38 anos, que era consultor do Presidente da República, Cavaco Silva, para a Ciência e Ambiente, é natural de Vila Nova de Famalicão, tendo sido deputado à Assembleia Municipal, nos anos noventa, eleito pelo PSD. Apesar da sua juventude, Moreira da Silva já regista uma vasta carreira política: foi líder local e nacional da JSD (organização juvenil do PSD), foi eurodeputado e esteve em dois governos, como secretário de Estado Adjunto da Ministra da Ciência e do Ensino Superior e como secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território. Ao ter sido nomeado consultor das Nações Unidas, Jorge Moreira da Silva foi condecorado por Cavaco Silva com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Moreira da Silva abandona o Palácio de Belém para coordenar as novas políticas, parcerias e instrumentos financeiros no sector da energia e alterações climáticas do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, desempenhando as novas funções a partir da sede do PNUD, em Nova Iorque, e das suas delegações em Bruxelas e Genebra. No novo cargo de Consultor das Nações Unidas, Moreira da Silva passa a representar o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento nas negociações internacionais sobre o regime climático em vigor após 2012, quando terminar o Protocolo de Quioto.
“Foi gratificante ter sido o escolhido, no âmbito de um concurso internacional muito competitivo, até porque se trata do exercício de funções à escala global, numa área tão relevante para o nosso futuro como a energia e as alterações climáticas”, disse, a propósito, Moreira da Silva, que passa agora a ser responsável pelo desenho, negociação política e implementação de novas políticas, parcerias e instrumentos financeiros em resposta aos problemas das alterações climáticas, da energia e da pobreza nos países em vias de desenvolvimento.Enquanto deputado europeu, Moreira da Silva foi o autor da Directiva Comunitária do Comércio de Emissões de CO2 e chefiou as delegações europeias às Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que concluíram a negociação do Protocolo de Quioto.
Segundo a Presidência da República, a Ordem Nacional do Infante D. Henrique visa distinguir aqueles que prestam “serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro” ou “serviços de expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, sua história e seus valores”. Neste sentido, para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, “a condecoração e a nomeação de Jorge Moreira da Silva são actos que dignificam e prestigiam o concelho de Famalicão”.

* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: MaisPortugal

Sem comentários: