sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2751. Instituto de Meteorologia prevê agravamento do estado do tempo para hoje

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou, esta sexta-feira, em aviso laranja toda a costa portuguesa a sul de Coimbra e a Região Autónoma da Madeira devido à forte ondulação, que motivou o encerramento de sete barras.
Para esta sexta-feira no continente, o IM prevê períodos de céu muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, que se vão estender a partir do Algarve às restantes regiões do país. A partir do final da tarde há possibilidade de queda de neve acima dos 600 metros e há condições favoráveis à ocorrência de trovoada ao final do dia. O vento vai soprar entre fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, rodando gradualmente para sudoeste na região Sul, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas terras altas, o vento tornar-se-á forte a muito forte de sueste a partir do final da tarde, com rajadas da ordem dos 100 km/h. Quanto à temperatura, vai ocorrer uma descida acentuada da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.
Para a Madeira, o IM prevê chuvas e aguaceiros temporariamente fortes e vento de sudoeste que pode atingir os 130 quilómetros/hora, sobretudo nas terras altas. O estado do mar no arquipélago merece também um aviso laranja do IM, com ondulação que pode alcançar os cinco a seis metros de altura.
A mesma previsão estende-se à costa continental a sul de Coimbra, estando fechadas as barras de Coimbra, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António. Com acesso condicionado a embarcações inferiores a 35 metros estão as barras de Figueira da Foz e Aveiro, enquanto a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações inferiores a 30 metros.
No arquipélago dos Açores, o IM colocou em aviso amarelo o grupo oriental, devido à chuva e possibilidade de trovoadas.
* * * * * * * * *
Fonte: TSF

Sem comentários: