quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

2721. PORTUGAL CONTINENTAL: Frio e neve nas regiões do interior norte e centro

Neve fecha escolas em Bragança - A região transmontana acordou, esta quarta-feira, coberta por um manto branco. Os flocos de neve começaram a cair por volta das 5 da manhã, o que obrigou ao encerramento das escolas no concelho de Bragança.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) justifica a suspensão das aulas com o condicionamento da mobilidade nas estradas da região, o que impediu os transportes urbanos e escolares de circular nas estradas da região. “Efectuada uma avaliação conjunta com as forças de segurança, bombeiros e conselhos directivos das escolas, o Serviço Municipal de Protecção Civil decidiu suspender as aulas por não estarem reunidas as condições mínimas de segurança”, refere a autarquia no documento enviado à comunicação social.

A circulação de veículos na cidade também está condicionada, apesar dos meios de protecção civil se encontrarem no terreno. “Os meios de protecção civil municipal estão distribuídos pela cidade e estradas do município, intervindo com o grau de prioridade previamente definido”, salienta a CMB. A autarquia faz, ainda, um apelo aos condutores para respeitarem as condições de segurança exigidas, preservando a sua integridade física e a de terceiros.

Segundo as previsões meteorológicas, a neve deverá continuar a cair, durante o dia de hoje, na região transmontana. (Fonte: Jornal Nordeste)

Boticas: 20 aldeias isoladas devido à neve - Cerca de 20 aldeias da Serra do Barroso, concelho de Boticas, estão hoje isoladas por causa da neve que «continua a cair à carga cerrada», disse o presidente da autarquia local, citado pela Lusa. Fernando Campos explicou que a intensa queda de neve que afectou o concelho levou ao corte de várias estradas deixando isoladas algumas aldeias das zonas mais altas.
O autarca disse ainda os transportes escolares foram cancelados e que as escolas não estão a funcionar. Por causa da neve, a autarquia resolveu ainda adiar a sessão do orçamento participativo, uma iniciativa da câmara prevista para hoje.
O comandante distrital de Operações de Socorro de Vila Real, Carlos Silva, referiu que os transportes escolares foram cancelados praticamente em todos os concelhos do distrito e que as escolas que abriram as portas, apenas estão a receber os meninos das vilas ou cidades. O comandante dos Bombeiros de Montalegre, David Teixeira, referiu que a situação do concelho «está muito complicada», mais por causa do gelo que já estava acumulado nas estradas e que está a impedir a passagem para aldeias como Pitões das Júnias ou Padornelos.
Em Vila Real, a protecção civil municipal accionou meios mecânicos, como retroescavadoras, para limpar as estradas na serra do Alvão, nomeadamente a ligação à aldeia de Lamas de Olo, e ainda para as zonas de Vilarinho da Samardã e Justes.

O presidente da Junta de Lamas de Olo, disse à Lusa que a situação na sua freguesia é mais preocupante por causa do gelo, considerando que é isso que está a deixar as «estradas mais perigosas». «Aqui só arrisca sair de carro quem tem viaturas 4x4. Os outros ficam em casa à lareira. Mas nós já estamos habituados a isto. Só no último Inverno tivemos aqui seis ou sete nevões», salientou.
As autoridades aconselham prudência na circulação pelas estradas transmontanas dado que a queda de neve pintou de branco praticamente toda a região. A circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), entre Vila Real e Amarante, permanece cortada, enquanto que nas zonas do alto de Justes e do Pópulo está condicionada.
Também «circuláveis mas condicionadas», segundo a GNR, estão as auto-estradas A24, entre Régua e Chaves, e A7, de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena. (
Fonte:
IOL.pt)

Frio paralisa cidade da Guarda - A vaga de frio chegou à Guarda com intensidade. Contrariando as previsões, a neve não fez a sua aparição, porém, o gelo obrigou ao corte de várias vias na cidade. A Protecção Civil recomenda que as pessoas não se dirijam ao centro da cidade e aconselhou o maior cuidado aos automobilistas dadas as condições adversas.

As escolas na cidade estão encerradas e a VICEG, que as autoridades referem sempre como a opção a escolher, inclusive nas situações de emergência, está praticamente bloqueada, nomeadamente por falta de agentes da autoridade que possam fazer fluir o trânsito. As temperaturas negativas vão continuar nas próximas horas. (Fonte: Rádio Elmo)

Sem comentários: