domingo, 27 de dezembro de 2009

2754. TORRES VEDRAS: Tentam ganhar dinheiro com vítimas do temporal

A fragilidade dos moradores afectados pelo mau tempo na região Oeste está a ser aproveitada por um grupo de homens que se apresentam como madeireiros e se oferecem para remover as árvores caídas, a troco de dinheiro. "É lamentável que no meio de tanta miséria se estejam a tentar aproveitar da situação", afirmou ontem ao CM o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
Um proprietário de uma casa na localidade de Sarge, foi uma das vítimas. "Caíram-me quatro pinheiros em cima de uma vedação e da garagem e pedi ajuda aos bombeiros, na terça-feira. Passado algum tempo, apareceram quatro homens, disseram que eram madeireiros e ofereceram-se para limpar tudo, se lhes pagasse", contou, indignado. Segundo o comandannte dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Torres Vedras contratou madeireiros para ajudar a resolver os problemas causados pelo temporal, mas a custo zero para as vítimas. "Se alguém se está a aproveitar, lamentamos. Só temos pena de não saber quem é", adiantou o responsável.
Ontem, 1500 pessoas continuavam sem electricidade, sobretudo nas freguesias de Dois Portos, Silveira, A-dos-Cunhados e São Pedro da Cadeira, no concelho de Torres Vedras. A EDP reforçou o número de técnicos no terreno e anunciou ter solucionado a generalidade das avarias ao início da noite. A falta de energia eléctrica chegou a pôr em perigo várias toneladas de fruta de duas centrais fruteiras instaladas no concelho, mas o recurso a um gerador permitiu ultrapassar o problema.
O Plano de Emergência de Torres Vedras é o único no Oeste que se mantém activo até amanhã, altura em que a Comissão Municipal de Protecção Civil volta a reunir-se com o governador civil de Lisboa, António Galamba.
Francisco Pedro / P.G. / L.O.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: