terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2828. China diz ter alcançado meta em Copenhaga

Os negociadores chineses alcançaram o seu objectivo na Conferência de Copenhaga, ao garantir que a ajuda financeira para nações em desenvolvimento não esteja atrelada a revisões externas dos planos de meio ambiente da China, afirmou uma das principais autoridades dessa área no país. Grã-Bretanha, Suécia e outros países têm acusado a China de obstruir a cúpula sobre o clima, que terminou no mês passado com um acordo não vinculativo que determina uma meta de limitar o aquecimento global para um máximo de 2 graus Célsius, mas sem detalhes.
"A China nunca aceitaria avaliações externas de seus planos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e só poderia fazer uma promessa de aumentar a transparência", afirmou, num fórum, em Pequim Xie Zhenhua, vice-director da Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional. "A promessa dos países desenvolvidos de 100 mil milhões de dólares até 2020 para ajudar as nações mais pobres a se adaptarem às mudanças climáticas foi um bom passo para avançar nas negociações", acrescentou. "Da próxima vez, nós poderemos falar sobre quando eles vão pagar o dinheiro e quanto cada país vai pagar", concluiu.
Xie também disse que a China está no caminho para cumprir a sua meta de reduzir a quantidade de energia consumida para produzir cada dólar do seu produto interno bruto em 20% por cinco anos. Segundo ele, o país já conseguiu um corte de 16% até o fim do ano passado.
Em Copenhaga, a China foi representada por seu primeiro-ministro, Wen Jiabao. O país foi acusado pelo ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, Ed Miliband, de "sequestrar" a conferência do clima. A porta-voz do governo chinês, Jiang Yu, rebateu a acusação. "Certos políticos britânicos têm intenções óbvias de se esquivar das próprias obrigações e fomentar conflito entre os países em desenvolvimento", afirmou Yu.
O encontro, que durou duas semanas na capital dinamarquesa, foi concluído sem a adopção de um acordo que imponha limites para a emissão de gases causadores do efeito estufa. Um documento assinado pelos Estados Unidos, China, Brasil, Índia e África do Sul foi o único resultado do encontro.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: