domingo, 3 de janeiro de 2010

2776. País sob aviso amarelo devido a chuva e vento forte

Todo o país foi hoje colocado sob aviso amarelo, devido à chuva forte e vento intenso previstos pelo Instituto de Meteorologia para todo o dia. De acordo com a previsão, períodos de chuva forte, em particular na Região Centro, vão marcar presença durante a manhã para passar depois a regime de aguaceiros.
Na Serra da Estrela irá verificar-se a queda de neve nos pontos mais altos. Nas terras altas, o vento será forte de Sudoeste, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h, diminuindo de intensidade a partir da tarde.
A Sul, o céu vai apresentar-se muito nublado, com períodos de chuva que poderá ser forte. O vento soprará fraco a moderado do quadrante Sul, temporariamente forte no Litoral e nas terras mais altas até final da manhã.
Ondulação fecha barras do Douro e de São Martinho do Porto - Na Costa Ocidental, a altura das ondas de Sudoeste será de 1,5 a 3,5 metros, sendo que na Costa Sul as ondas de Sudoeste terão três a 3,5 metros. De acordo com a Marinha Portuguesa, encontram-se encerradas à navegação as barras do Douro e de São Martinho do Porto.
Ondulação até 8 metros nos Açores - Para Ponta Delgada e Angra do Heroísmo é esperada uma ondulação de 5 metros, depois de em algumas zonas o mar ter avançado 40 metros na linha de costa e a força das ondas ter fustigado o Norte da Ilha de São Jorge com ondas de 7 metros.
Registaram-se inúmeras inundações, estradas danificadas e derrocadas, mas foram sobretudo as populações das Fajãs que mais temeram os efeitos do temporal. Na Fajã de Santo Cristo o mar inundou terrenos e algumas casas, deixando o molhe de protecção da lagoa reduzido a metade.
Ondas de 8 metros galgaram os caminhos litorais e provocaram danos na Fajã dos Cubres e na Fajã da Penedia, locais onde, encurralada entre pequenas derrocadas do alto da encosta e o avanço das marés, a população chegou a temer pela segurança.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: