terça-feira, 30 de março de 2010

2927. Democratas tentam relançar debate sobre a lei das alterações climáticas

É cada vez menos provável que a lei sobre as alterações climáticas seja votada ainda este ano pelo Congresso norte-americano. No entanto, alguns representantes do Partido Democrata vão tentar relançar o debate em torno desta lei, vista como essencial para alcançar um tratado internacional vinculativo.
De acordo com o "The Guardian", o senador democrata John Kerry e alguns colegas de partido podem apresentar uma nova versão da lei, tentado assim que ela seja votada ainda este ano. No entanto, devido aos problemas que têm existido com a reforma da saúde, alguns democratas consideram que esta não é uma boa altura para introduzir outro projecto ambicioso e controverso.
Esta lei tem encontrado resistência não só por parte dos republicanos mas também dos democratas, principalmente dos que representam Estados dependentes do petróleo e do carvão. Assim, a nova versão da lei tenta dar resposta a algumas das exigências tanto do lado republicano, como democrata.
A nova proposta deverá incluir, por exemplo, a expansão da perfuração de petróleo "offshore" e a construção de uma nova geração de reactores nucleares. O líder da maioria no Senado, Harry Reid, já afirmou que quer esta lei pronta o mais rápido possível. Mas ao contrário do que acontece com a reforma da saúde, a Casa Branca e os líderes democratas já admitiram que esta lei não passará sem o apoio dos republicanos.
Ana Luísa Marques
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: