sábado, 17 de abril de 2010

2950. Erupção do Vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia

A imagem a seguir, em cor natural, mostra a quantidade de cinzas vulcânicas e de neblina sobre o Atlântico Norte na sequência da erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, em 15 de Abril de 2010. A pluma em cor bronze indica um teor de cinzas bastante elevado.
As cinzas da erupção no vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, têm-se espalhado sobre o norte da Europa de acordo com esta imagem tomada dia 16 de Abril de 2010, pelo sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), a bordo do satélite Terra da NASA. Podemos observar as cinzas misturadas com nuvens formando um arco sobre a Holanda, Alemanha, Polónia e Rússia. É provável que nuvens escondam plumas de cinzas adicionais.


As nuvens de cinzas obrigaram o cancelamento de muitos voos em grande parte da Europa setentrional e ocidental, a partir de 15 de Abril. Como as cinzas se movem em direcção ao sul, os países começaram a fechar o seu espaço aéreo.

As finas cinzas vulcânicas podem obstruir as turbinas a jacto, fazendo com que os motores parem. Muitos aeroportos se anteciparam e deverão permanecer fechados. As cinzas já teriam sido notificadas sobre a Noruega, a Suécia, o noroeste da Rússia, norte da Polónia, norte da Alemanha, norte da França e no sul do Reino Unido, segundo autoridades islandesas.

O vulcão Eyjafjallajökull iniciou a actual erupção em 20 de Março de 2010, depois de 187 anos quieto. Em 14 de Abril deu início a uma erupção mais forte, que tem emitido tais nuvens de cinzas desde então. A partir de 16 de Abril, a erupção estava ainda em curso, com cinzas atingindo alturas de quatro a cinco quilómetros, informou o serviço meteorológico islandês. A sua erupção anterior durou pouco mais de um ano, entre Dezembro de 1821 e Janeiro de 1823. Esta fotografia está disponível em alta resolução a partir do MODIS Rapid Response System, que também fornece imagens diárias da Islândia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte: Rascunho Geo ©

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço o link!!!

Um abraço do Brasil...