domingo, 18 de abril de 2010

2953. Fenómenos climáticos extremos vão aumentar

Os fenómenos climáticos extremos, como o que aconteceu na Madeira, estão a ser cada vez mais frequentes em Portugal, e a tendência é para aumentarem no futuro, tal como está a acontecer um pouco por todo o mundo. Filipe Duarte Santos, coordenador do projecto SIAM (que aborda as alterações climáticas), explicou ao DN que "há registos que mostram a tendência para o aumento de uma grande quantidade de precipitação num curto intervalo de tempo".
O aumento das emissões de dióxido de carbono e a desflorestação são as principais causas da subida da temperatura média global, que tem vindo a provocar os fenómenos climáticos extremos, sejam ondas de calor, vagas de frio, ciclones ou tornados. "O que a alteração climática está a fazer é que no Norte da Europa a tendência é para o aumento de precipitação, o que conduz a cheias. Já no Sul, que inclui Portugal, a precipitação diminui e, por isso, temos as secas", afirmou Filipe Duarte Santos
O facto de o País ter tendência maior para as secas não exclui tempestades como a que devastou a Madeira. E se durante anos a seca foi a grande preocupação em Portugal, este ano houve um tornado violento como o que afectou Torres Vedras, chuvas intensas que deixaram as barragens na capacidade máxima, uma vaga de frio e o aluvião na Madeira.
"O período de retorno destes fenómenos poderá ser mais curto. Mas é um cálculo difícil de realizar. A ciência não o sabe fazer, não tem capacidade para tal", referiu. Portugal terá então tendência para continuar a sofrer ondas de calor prolongadas, mas terá de estar preparado para o outro extremo climático, ainda que seja por curtos períodos de tempo.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

2 comentários:

EcoTretas disse...

Este senhor é uma vergonha. Pergunto-lhe pelos estudos: não responde nem estão disponíveis... Vejam a vergonha que é a troca de sinal das temperaturas, descoberto este fim de semana. Não há dúvida que o homem está na origem do Aquecimento Global!

Ecotretas

ludbrioa disse...

Ligar aquecimento global a questões religiosas só pode ser feita por gente que sofra algum tipo de demência.