segunda-feira, 10 de maio de 2010

2978. Como cálculo o Ranking Meteorológico Europeu (1ª parte)

O Ranking Meteorológico Europeu baseia-se no apuramento diário de dados meteorológicos consultados no portal WeatherOnLine e inseridos numa tabela de cálculo (Excel) que permite o posterior tratamento estatístico. A folha de cálculo com todos os dados do Ranking Meteorológico Europeu encontram-se aqui (é necessário registar-se para ter acesso aos dados).
Assim, todos os dias são retirados, e registados na folha de cálculo, a temperatura máxima absoluta e a temperatura mínima absoluta registadas nas estações europeias às 23h30. A precipitação registada é a ocorrida em 24 horas, contabilizada às 18h00. Apenas se retira o nome das estações que estejam nas dez primeiras posições da variável em estudo, não considerando registos erróneos que possam surgir por vezes entre aqueles dados.
Na folha de calculo são atribuídos 10 valores à estação que tenha obtido o registo máximo variável meteorológica em estudo, 9 valores para a estação que tenha obtido o segundo registo mais elevado, 8 valores para a estação que tenha obtido o terceiro registo mais elevado, e assim sucessivamente até atribuir 1 valor para a estação que tenha obtido o décimo registo mais elevado. No caso de haver duas ou mais estações com registos idênticos, são atribuídos a mesma pontuação a todas as estações, considerando todas em mesma igualdade.
Na folha de cálculo são então inseridos o nome de cada estação e a pontuação conseguida em cada dia. No final de cada trimestre é feito a soma dos pontos conseguidos por cada estação e elaborado uma série de ranking`s.
Na folha de cálculo, a coluna A indica o número de trimestres que uma dada estação subiu/desceu relativamente à sua posição no Ranking Total (Coluna T) desde o primeiro trimestre de 2009; este valor calcula-se comparando a posição de cada estação num dado trimestre e a posição que tinha um ano antes (no ano anterior, no mesmo trimestre). É um valor que acumula em cada trimestre e que variava, no final do primeiro trimestre deste ano, entre – 5 e + 5 (quer dizer que, no final do primeiro trimestre de 2010, havia desde estações que estavam há 5 trimestres a subir a sua posição no Ranking da pontuação Total até o inverso, ou seja, estações que se encontravam a descer a sua posição no Ranking da sua pontuação Total; consideram-se todas as posições intermédias entre estes dois extremos). Esta variável, relativa, indica a oscilação de cada uma das estações no conjunto de todas as estações meteorológicas (assim, + 5 significa que a estação esteve sempre a ganhar terreno relativamente a outras estações, enquanto que – 5 significa o oposto). Esta variável é muito importante, pois mostra-nos quais as estações que, na Europa, têm tendência a registar valores absolutos de temperaturas máximas diárias mais frequentemente ou menos frequentemente / valores absolutos de temperaturas mínimas diárias mais frequentemente ou menos frequentemente / quantidades máximas de precipitação registadas diariamente mais frequentemente ou menos frequentemente. Note-se que, para as estações que apresentam valores de – 5 nesta coluna A, e que estejam assinaladas a laranja na Coluna S, parece estar associada a ausência de dados, pelo que não será plenamente correcto dizer-se que essas estações tenham temperaturas máximas diárias cada vez menores ou que registem menos precipitação.
As colunas B, C, D e E são equivalentes à coluna A, mas somente contabilizam dados para cada um dos trimestres (Janeiro a Março na Coluna B; Abril a Junho na Coluna C; Julho a Setembro na Coluna D e Outubro a Dezembro na Coluna E).
Uma nota especial para o facto de serem as estações que apresentem 0 (zero) valores nas Colunas A a E as que mais se aproximam de uma situação média de todas as estações meteorológicas europeias, pelo que seria muito importante analisar os seus dados meteorológicos absolutos, pois são elas as que podem efectivamente mostrar qual a evolução do clima da Europa.
As Colunas G, H, I e J indicam a posição relativa de cada estação meteorológica europeia em cada trimestre do ano; o seu cálculo é efectuado uma vez por ano, para cada trimestre, e resulta da pontuação atribuída, no respectivo trimestre, para cada estação. Assim, a Coluna G resulta da ordenação de todas as estações meteorológicas, depois de feita a soma dos pontos atribuídos na Colunas BI, BM e BQ; a Coluna H resulta também do mesmo processo, considerando os valores das Colunas BL, BP e BT; e assim também para as colunas I e J.
A variação da ordenação das Colunas G, H e J de um ano para outro serve para elaborar o calculo do valor das Colunas B, C, D e E. Por exemplo, se uma dada estação, de um ano para outro, subir no Ranking da Coluna G, tem mais um valor na Coluna B; mas se descer, na Coluna G, então é-lhe subtraído um valor na Coluna B; no caso de manter a mesma posição na Coluna G, então não terá qualquer alteração na Coluna B. O valor igual a 0 (zero) na Coluna G significa uma estação que nunca obteve qualquer pontuação no referido trimestre, ao longo de todos os anos.
O processo utilizado para as Colunas B, C e D é idêntico ao processo utilizado para calcular a Coluna B, tendo em consideração o respectivo trimestre do ano.
As Colunas de M a Q indicam a posição que cada estação meteorológica tinha no Ranking de pontos Total (Coluna T) no final de cada um dos trimestres e serve para calcular o valor da Coluna A.
A Coluna S identifica o nome das estações, altitude e país; a Coluna T é o somatório de todos os pontos que cada estação obteve desde o início deste estudo (1 de Abril de 2007). As Colunas de U a BH têm a distribuição dos pontos atribuídos estes trimestre e as Colunas BI a BT têm os pontos atribuídos a cada estação em cada trimestre.

Sem comentários: