segunda-feira, 20 de setembro de 2010

3155. AÇORES: Ilha do Corvo combate espécies invasoras

O Parque Natural da ilha do Corvo está a tentar erradicar uma série de espécies de plantas invasoras, no sentido de preservar o património natural daquela ilha do arquipélago dos Açores. Para isso, está a realizar uma série de intervenções para controlar e, se possível, erradicar algumas espécies invasoras que, ao longo dos anos têm vindo a ser introduzidas nos habitats da ilha e que ameaçam agora ocupar o espaço disponível para as espécies nativas.
Estas acções enquadram-se no Programa Regional de Erradicação e Controlo de Espécies Invasoras em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS) da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar que já gastou, este ano, mais de meio milhão de euros neste controlo em todas as ilhas do arquipélago. Graças ao apoio da Câmara Municipal do Corvo, nesta ilha tem sido possível efectuar estas acções com a utilização de verbas vestigiais.
«No caso do Corvo, em particular, sendo uma Reserva da Biosfera, reconhecendo assim que apenas com a excelência do mundo natural haverá maiores hipóteses de implementar uma estratégia de desenvolvimento sustentável, reveste-se de particular importância manter em óptimo estado o nosso património», adiantou o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.
A conteira (cana-roca), a cana e o chorão são as espécies que o Parque Natural do Corvo está a controlar durante este ano. Espécies que têm vindo a ser retiradas da zona baixa da ilha, das bermas da estrada e, principalmente, de áreas junto a linhas de água. Nestas intervenções, o Parque Natural tem contado com a colaboração de algumas organizações não-governamentais para o ambiente, como a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): Ambiente on line

Sem comentários: