quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

3365. NEVE: Alunos das zonas rurais de Vila Flôr ficaram em casa

O distrito de Bragança acordou hoje com o primeiro nevão do ano com complicações no trânsito ao início da manhã que impediram o transporte de alunos das zonas rurais em Vila Flor, mas com “todas as estradas já transitáveis”. A informação foi avançada à Lusa por volta das 10:30, pelo comandante do Comandante Operacional de Operações de Socorro (CDOS), que garantiu a meio da manhã estar “tudo transitável”.
O presidente da Câmara de Vila Flor disse à Lusa que hoje “só estão a funcionar as escolas da sede de concelho” porque que não foi feito o transporte das crianças das zonas rurais. Durante a manhã estiveram cortadas ao trânsito as estradas nacionais 214 e 324, em Carvalho de Egas e entre Valtorno e Mourão, respectivamente. O autarca e o comandante do CDOS confirmaram a presença de meios no local para resolver a situação e garantem que “já se transita”.
Para o comandante do CDOS e responsável pela Protecção Civil, a decisão de não transportar os alunos nestas circunstâncias teve a ver “com precaução”.
“Mais vale não tirar as crianças de casa do que depois não ter condições para as fazer regressar”, considerou. O presidente da Câmara de Vila Flor vive na cidade de Bragança e desloca-se diariamente para o concelho, mais a sul, e disse à Lusa que esta manha, por volta das 08:00, não conseguiu passar no Alto de Rossas, no IP4, próximo de Bragança, pelo que teve de “voltar para trás”.
A Protecção Civil garante que esta e outras situações idênticas estão ultrapassadas, embora possam existir constrangimentos, nomeadamente paragens dos automobilistas para intervenção dos meios como limpa neves e espalha sal que se encontra a operar nos pontos mais críticos. O Alto de Rossas, no IP4, a estrada nacional 15, paralela ao itinerário, junto a Bragança, a nacional 315, em Alfândega da Fé, a nacional 206 na Serra da Nogueira (Bragança) são os locais onde os meios estão concentrados, de acordo com o CDOS.
A neve que está a cair com pouca intensidade na cidade de Bragança atingiu hoje de manhã, além deste concelho, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Alfândega da Fé.
* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte:
Diário Digital

Sem comentários: