segunda-feira, 14 de março de 2011

3425. ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA: Intensa queda de neve surpreende turístas

A neve continua a cair nas serras da Madeira e atinge cerca de 15 centímetros de altura, dificultando a operação de resgate dos ocupantes de cerca de 70 viaturas que ficaram retidas na zona acima do Poiso, entre os quais mulheres e crianças. As estradas de acesso às serras na zona Poiso-Pico do Areeiro estão encerradas e várias dezenas de pessoas foram surpreendidas. As viaturas ficaram imobilizadas devido à intensa queda de neve durante a tarde deste domingo.
Fonte no local disse à Agência Lusa que a situação afectou cerca de 70 viaturas, algumas das quais estão abandonadas na estrada. A operação de resgate envolve meios dos bombeiros, Serviço de Protecção Civil, Guarda-florestal, Cruz Vermelha e até voluntários, proprietários de veículos com capacidade para circular neste tipo de terreno que responderam ao apelo que foi lançado via SMS. Está também a ser utilizado um limpa-neve para chegar às pessoas que ainda estão retidas.
Segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, várias dezenas de pessoas já foram resgatadas e a situação está de momento controlada. Entre as resgatadas está uma jovem grávida que disse à Lusa ter "apanhado um susto desgraçado" durante o passeio que fez com a família para observar o manto branco que cobriu as serras madeirenses logo pela manhã. "Nunca pensei que isto pudesse acontecer", acrescentou.
Todos os resgatados estão a ser acolhidos no restaurante do Poiso que está a servir de primeiro posto de apoio às pessoas afectadas pela situação, estando a ser servidas bebidas quentes. O manto branco, que cobriu as serras da Madeira, um cenário que era visível desde o Funchal, como habitualmente "chamou" centenas de madeirenses aos pontos altos do Poiso e Pico do Areeiro para observar o espectáculo e brincar na neve. Só que muitos foram surpreendidos pela queda intensa de neve a acabaram por ficar retidos.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: