terça-feira, 17 de maio de 2011

3506. PORTUGAL CONTINENTAL: Agravamento do estado do tempo

Uma depressão centrada na região da Madeira, com cerca de 1014 hPa, que se prolonga em altitude aos vários níveis da atmosfera, começou no dia de ontem a afectar as condições meteorológicas no continente, tendo-se registado precipitação forte, granizo e trovoadas na tarde do dia de ontem, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.
Prevê-se que esta depressão se desloque lentamente para nordeste,
afectando o estado do tempo no território do continente até Sábado, dia 21, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas. Esta situação meteorológica será mais intensa até ao dia 19, em particular no dia 18 e início de 19, com maior probabilidade nas regiões do centro e sul.
Prevê-se que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade ainda durante o dia 19, acentuando-se significativamente esta melhoria no dia 20, com quantidades menores de precipitação, a ocorrer sobretudo nas regiões do interior.
Neste tipo de situação meteorológica, as condições de instabilidade tendem a intensificar-se no período da tarde e início da noite, onde será mais frequente a precipitação intensa e a ocorrência de trovoadas.
* * * * * * * * * * * * * ** * * * * * * * * *

Sem comentários: