domingo, 29 de maio de 2011

3522. Meteorologia: Estragos de Norte a Sul

O mau tempo que ontem assolou o País de norte a sul provocou inundações em vários locais, com especial incidência na região de Lisboa e na Nazaré.
No concelho da Amadora, quatro pessoas (três adultos e uma criança) foram resgatadas de uma dependência bancária, na Damaia, e outras cinco ficaram desalojadas, na Brandoa, devido à derrocada do tecto da habitação. Na rua Elias Garcia, a cem metros do quartel dos bombeiros da Amadora, várias viaturas ficaram submersas com a chuva repentina. Os bombeiros da cidade acorreram a 85 inundações em vários locais, incluindo o estacionamento do Centro Comercial Dolce Vita Tejo.
Em Benfica (Lisboa), as caves de lojas e apartamentos ficaram inundadas e os comerciantes contabilizam milhares de euros de prejuízos. Avelino Costa, proprietário de uma ourivesaria, queixou-se ao CM "das dezenas de milhares de euros em prejuízo, nesta inundação e na que ocorreu há um mês. A água chegou a metro e meio de altura e estragou relógios, pratas, tudo". Entre as 15h30 e as 19h00, o Regimento de Sapadores Bombeiros acorreu a 120 ocorrências. Registaram-se quatro quedas de árvores e oito quedas de reboco.
De manhã, uma violenta chuvada assolou a Nazaré durante 15 minutos, provocando dezenas de inundações em caves e lojas, deixando submersas várias viaturas e equipamento de socorro dos bombeiros voluntários, cujo quartel também foi atingido. "A trovoada trouxe uma tromba-d’água e de repente havia água por todo o lado", disse ao CM o comandante dos BVN, João Estrelinha, adiantando que a situação pior ocorreu no quartel, onde a água atingiu os cinco metros de altura.
Cristina Serra/Isabel Jordão com P.G.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: