Temperatura mínima absoluta
* * *
O valor médio ao longo do ano para a temperatura mínima absoluta mensal em Estremoz tem oscilado entre os 5,8 ºC e os 6,2 ºC desde Julho de 2009 até Agosto de 2011. Não existe uma tendência temporal concreta, pelo que é imprevisível qual a oscilação que esta variável terá no futuro; quanto muito pode-se constatar que não deverá sair do intervalo 5,8 ºC a 6,4 ºC nos próximos meses.
====================
Temperatura média anual
Calculada entre a diferença da temperatura máxima mensal absoluta e a temperatura mínima mensal absoluta.
* * *
Após atingir o valor mínimo de 16,4 ºC em Setembro de 2009, a temperatura média anual entrou numa clara tendência de subida, superando os 16,8 ºC em Maio de 2010 e os 17,0 ºC a partir de Maio de 2011. A tendência será mais para subir do que para descer, uma vez que as temperaturas máximas absolutas mensais estão claramente a subir em Estremoz.
========================
Temperatura máxima absoluta
* * *
* * *
Após atingir um valor mínimo de 26,9 ºC em Setembro e Outubro de 2009, a média anual da temperatura máxima absoluta mensal tem vindo constantemente a subir, ultrapassando os 28,0 ºC desde Abril deste ano. Trata-se da variável que tem tido uma clara tendência de subida ao longo dos últimos meses, traduzindo picos de calor cada vez mais frequentes.
===============
Amplitude Térmica
* * *
A média anual da amplitude térmica mensal das temperaturas extremas tem sofrido um progressivo aumento, passando dos 20,6 ºC em Março de 2009 para valores em torno dos 22,0 ºC. Nota-se uma ligeira estabilização do seu valor desde Março de 2011.Amplitude Térmica
* * *
===================
Precipitação total anual
* * *
O valor médio da precipitação total anual passou dos 515,0 mm em Novembro de 2009 para valores acima de 900,0 mm desde Dezembro de 2010. O intervalo de tempo desta variável é menor, pelo que será expectável que possa vir a ter variações inter-anuais que ainda não são possíveis de prever.
Sem comentários:
Enviar um comentário