Ontem, dia 26 de Setembro, cerca das 13:30 (TUC), um tornado classificado como F0 (escala de Fujita), assolou a freguesia dos Fenais da Luz (costa Norte de S. Miguel, Açores). O fenómeno, que teve origem em terra, percorreu em poucos minutos algumas centenas de metros no sentido sul-norte até ao mar. Causou vários estragos numa faixa com cerca de 100 metros de largura e 700 m de comprimento, nomeadamente telhados levantados, chaminés deslocadas, janelas projectadas para o interior, portões e placas arrancados dos seus suportes, grandes ramos partidos e pequenas árvores arrancadas.
De acordo com o centro de vigilância meteorológica da Delegação Regional dos Açores, do Instituto de Meteorologia, I.P., que acompanhava a situação, as causas deste fenómeno resultaram de sistemas convectivos de mesoescala que se desenvolveram ao longo de uma linha de instabilidade associada a uma depressão centrada a sudoeste do arquipélago.
A topografia da área, a direcção do fluxo e a instabilidade associada à massa de ar quente e muito húmida que se fazia sentir poderão ter acentuado os movimentos verticais ascendentes de larga escala. As reduzidas escalas temporais e espaciais deste tipo de fenómenos não permitem ainda uma previsão eficaz.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Fonte (texto e imagem): Instituto de Meteorologia
Sem comentários:
Enviar um comentário