quarta-feira, 12 de outubro de 2011

3659. BARRAGEM DO TUA: BE leva abate de sobreiros e azinheiras à Comissão Europeia

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, pediu a intervenção da Comissão Europeia no caso da autorização do Governo português ao abate de sobreiros e azinheiras para a construção da barragem de Foz Tua. Numa pergunta parlamentar apresentada, na terça-feira, no Parlamento Europeu e dirigida à Comissão Europeia, o Bloco de Esquerda quer saber "que medidas tomará a Comissão para garantir a preservação destas espécies protegidas pela directiva habitats, nomeadamente no que se refere particularmente ao abate destes espécimes".
O governo português autorizou, na segunda-feira, o abate de 1.104 sobreiros (935 adultos, 169 jovens) e 4.134 azinheiras (3.174 adultas e 960 jovens) para dar lugar à primeira fase da barragem da Foz do Tua. Na iniciativa parlamentar dirigida à Comissão Europeia, a eurodeputada Marisa Matias recorda que “estas duas espécies estão sob ameaça e que são protegidas pela directiva europeia habitats, sendo consideradas como muito importantes para a conservação da biodiversidade”.
“O próprio despacho governamental a autorizar o abate refere que se tratam de ‘povoamentos e de pequenos núcleos com valor ecológico elevado’ destas espécies”, sublinha. A eurodeputada considera ainda que “este abate afita de modo irreversível o património natural da região e coloca em causa a protecção europeia destas espécies".
Marisa Matias aproveita também para questionar a Comissão Europeia sobre quando pretende tornar público o estudo técnico sobre o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico, pago com dinheiros públicos. A barragem de Foz Tua começou a ser construída em Fevereiro, em Trás-os-Montes, na confinação dos distritos de Bragança e Vila Real, e deverá começar a produzir electricidade em 2015
* * * * * * * * * *
Fonte: Destak

Sem comentários: