terça-feira, 18 de outubro de 2011

3672. Barragens: maior hidroelétrica com água em níveis mínimos

A albufeira da barragem hidroeléctrica do Alto-Lindoso, em Ponte da Barca, uma das mais importantes da rede nacional, igualou hoje os valores mínimos de armazenamento de água desde a sua construção, em 1992. Segundo dados da EDP, a albufeira daquela barragem atingiu hoje de manhã os 29,7 por cento da capacidade máxima, estando a cerca de 24 metros da cota mínima de exploração, que é apenas eléctrica. Actualmente, a albufeira tem cerca de 115 milhões de metros cúbicos de água, exactamente ao mesmo nível dos mínimos históricos verificados em 1998.
À cota máxima, a albufeira pode chegar aos 390 milhões de metros cúbicos de água armazenada e a sua principal missão passa por suprir quebras na produção eléctrica nacional, através dos seus dois grupos geradores que produzem anualmente 933,8 Gigawatt/hora de energia. Tem ainda a maior capacidade de produção instalada em todo o país, que é de 0,63 Gigawatt. Para já, as consequências da falta de água naquela albufeira fazem-se sentir, sobretudo, do outro lado da fronteira.
Aceredo, uma antiga aldeia galega de 40 casas e cem habitantes, voltou por estes dias a ressurgir do fundo da albufeira, do lado espanhol, provocando uma verdadeira viagem ao passado para os antigos moradores.
* * * * * * * * * * * *
Fonte: Expresso

Sem comentários: