quinta-feira, 10 de novembro de 2011

3702. AÇORES: Campanha SOS Cagarro já salvou duas mil aves marinhas em apenas 15 dias

A campanha SOS Cagarro, que decorre todos os anos nos Açores nesta época para ajudar os juvenis que saem dos ninhos pela primeira vez, já permitiu salvar cerca de 2000 aves marinhas desta espécie em apenas 15 dias.
O arquipélago dos Açores acolhe nesta altura do ano cerca de 60 por cento da população mundial de cagarros (Calonectris diomedea borealis), que nidificam nas zonas costeiras, mas muitos indivíduos desta espécie morrem nos primeiros meses de vida vítimas de gatos e ratos, mas também atropelados nas estradas, onde caem depois de serem encadeados pela iluminação pública e pelos faróis das viaturas. O período mais complicado ocorre entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, altura em que as aves mais novas saem pela primeira vez dos ninhos, o que levou o executivo regional a promover todos os anos a campanha SOS Cagarro.
"Se não existisse esta campanha, segundo os cientistas, a população de cagarros nos Açores estaria condenada dentro de 30 a 40 anos", afirmou o director regional dos Assuntos do Mar, frisando que o papel desempenhado pelas pessoas envolvidas nesta iniciativa "é absolutamente essencial para a sobrevivência desta espécie".
A campanha arrancou há 20 anos na ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, quando a autarquia local, por sugestão do investigador Luís Monteiro, do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, decidiu apagar as luzes da iluminação pública para evitar encadear os jovens cagarros na primeira saída dos ninhos. Esta decisão acabou por ser replicada nos anos seguintes por dezenas de organismos e instituições públicas e privadas, que decidiram reduzir a iluminação, transformando-se numa das mais emblemáticas actividades ambientais dos Açores e também uma das mais participadas pela população.
António Gil
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: RTP/Antena 1 Açores

Sem comentários: