quarta-feira, 4 de abril de 2012

3840. PORTUGAL CONTINENTAL: Tendência do estado do tempo

Carta sinóptica de superfície prevista

para 5 de Abril de 2012_12h00UTC

Fonte: Met Office

=============

O estado do tempo em Portugal Continental estará condicionado, a partir de amanhã, pela passagem de uma frente fria associada a um centro de baixas pressões que estará centrado amanhã no norte da Península Ibérica.

Assim, de norte para sul e do litoral para o interior, a partir da madrugada de amanhã espera-se um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, em regime de chuva, mais frequente e intensa nas regiões montanhosas do norte e centro, especialmente nas vertentes expostas a oeste. A probabilidade de precipitação será menor nas regiões do sul.

Após a passagem da frente fria, o vento rodará para noroeste e Portugal Continental passará a estar sob o efeito de uma massa de ar mais fria e humidade, bastante instável, propícia a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, com possibilidade de queda de granizo, em especial nas regiões do norte e centro. A temperatura do ar tenderá a descer, fazendo descer a cota de neve para o final do dia. As condições de instabilidade deverão permanecer para Sexta-feira.

Sugere-se o acompanhamento das actualizações das previsões meteorológicas elaboradas pelo Instituto de Meteorologia e estar atento a eventuais alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil, nomeadamente no caso de cortes de estradas devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Sem comentários: