quinta-feira, 12 de abril de 2012

3853. PORTUGAL CONTINENTAL: Previsão de tempo muito instável, com vento, chuva, neve e frio

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 14 de Abril de 2012_12h00UTC
Fonte: MetOffice
=============
A conjugação entre um anticiclone centrado sobre o Arquipélago dos Açores e um centro de baixas pressões em formação na parte ocidental do Mar Mediterrâneo vai afectar directamente o estado do tempo em Portugal Continental a partir de Sexta-feira, com o estabelecimento de uma corrente procedente de norte e noroeste, de latitudes muito elevadas, sobre o território e a passagem de várias linhas de instabilidade.
Assim, a partir da tarde de Sexta-feira incrementar-se-á as condições de instabilidade, particularmente nas regiões do norte, com o aumento da nebulosidade e das precipitações. O vento tenderá a aumentar de intensidade, tornando-se forte a muito forte nas regiões montanhosas.
As condições de instabilidade estender-se-ão para Sábado, com provavelmente ocorrência de períodos de chuva, por vezes intensos e persistentes nas regiões do norte e centro. O vento será moderado a forte, especialmente nas regiões mais montanhosas, do quadrante norte, levando à diminuição da temperatura e à sensação de muito frio. A cota de neve tenderá a baixar significativamente no Sábado, especialmente nas regiões montanhosas do interior norte e centro.

Sem comentários: