terça-feira, 17 de abril de 2012

3857. Como as alterações climáticas estão a ameaçar os coelhos

Não sabemos se a Climate Nexus publicou esta informação, propositadamente, na época Pascal, mas se não o fez não deixa de ser uma coincidência extraordinária. De acordo com a iniciativa, financiada pela Rockefeller Philantrophy Advisors, os coelhos tornaram-se nos mais recentes animais ameaçados, a curto prazo, pelas alterações climáticas.
Algumas espécies de coelhos, como as que vivem no México e em Florida Keys, só para citar dois exemplos norte-americanos, estão a sofrer com o aumento do nível dos oceanos, aumento das temperaturas e quebra na queda de neve. Segundo a Climate Nexus, tanto a lebre-americana como o coelho pigmeu precisam da neve para se protegerem no Inverno, mas como cai cada vez menos neve nos seus habitats, tornam-se presas fáceis para os outros animais.
Ainda de acordo com esta iniciativa, o primeiro coelho a extinguir-se devido às alterações climáticas, nos Estados Unidos, será a lebre-assobiadora – ou ochotona – um pequeno primo do coelho tradicional. As lebres-assobiadores vivem num cenário de baixas temperaturas, em zonas alpinas, e não conseguirão fugir às temperaturas mais elevadas, segundo a própria WWF (World Wildlife Fund).
Também na Austrália há espécies de coelhos em extinção. O bilby, um marsupial do tamanho do coelho, está gravemente ameaçado: já só restam 600 indivíduos.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem):
Green Savers

Sem comentários: