terça-feira, 24 de abril de 2012

3862. Portugal Continental/Arquipélago dos Açores: TEMPORAL

Cartas Sinóticas de Superfície
* * * 

24.04.2012_12h00
 ==============
25.04.2012_00h00
=============

25.04.2012_12h00
=============

26.04.2012_00h00
=============

26.04.2012_12h00
* * *
Fonte: MetOffice
=============
A conjugação entre um potente anticiclone localizado no Atlântico a leste do continente americano e um outro anticiclone, bastante potente, centrado no interior do continente europeu, criará condições para a descida em latitude (entre ambos os anticiclones) de baixas pressões subpolares, e respectivos sistemas frontais, que irão varrer todo o território de Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores, a partir da tarde desta Terça-feira.
Assim, espera-se um agravamento do estado do tempo em Portugal Continental a partir de hoje, de norte para sul, com aumento da nebulosidade e da intensidade do vento, que se tornar-se-á forte a muito forte, com rajadas, em especial na faixa costeira da região norte e nas terras altas.
Espera-se ocorrência de precipitação a partir do final do dia, estendendo-se de norte para sul e progredindo do litoral para o interior, associada à passagem de uma frente fria de moderada actividade. Algumas regiões, particularmente no norte e centro, poderão registar elevados valores de precipitação ao longo da madrugada e manhã de Quarta-feira.
As condições de grande instabilidade manter-se-ão para Quinta-feira, com a aproximação e passagem de novas linhas de instabilidade sobre todo o território de Portugal Continental, propicias à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas que poderão ocorrer em qualquer ponto do território do continente.
Ao longo dos dias registar-se-á uma progressiva descida de temperatura e diminuição da cota de neve.

1 comentário:

disse...

Boa noite Sr: professor.
Excelente documento que nos leva a crer que finalmente vamos ter uma " boa rega " para amenizar o drama que vivemos. Sigo com regularidade o seu blog extremamente bem organizado.
Cumprimentos e obrigado.
Zé.