sábado, 12 de maio de 2012

3883. AÇORES: Protecção Civil mantém alerta com previsão de chuva forte nos Açores


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, com base em informação do Instituto de Meteorologia (IM), mantém o nível de alerta vermelho, com a previsão de precipitação muito forte e trovoadas frequentes e concentradas até às 20 horas deste sábado, nas ilhas dos grupos oriental, central e ocidental.
As ilhas de S. Miguel e Terceira foram afetadas durante a madrugada por chuvas fortes e trovoadas, obrigando equipas de bombeiros, serviços governamentais e municipais de Proteção Civil e autoridades policiais a desenvolverem várias operações de socorro e emergência. Há a registar várias inundações em residências quer na Terceira, quer em São Miguel tendo havido mesmo a necessidade de transportar ao hospital um casal de idosos da freguesia do Posto Judeu. Estas equipas prosseguem as suas ações no terreno, nomeadamente em trabalhos de desobstrução e limpeza das estradas.
A violência da água provocou danos sensíveis nas pontes da Grota da Levada e da Grota da Areia, o que vai obrigar a manter encerrada a circulação automóvel na estrada regional da costa norte de São Miguel. Uma família teve de ser realojada. "Foi uma situação muito intensa, mas pontual", afirmou José Contente, secretário regional dos Equipamentos, referindo-se ao facto de a poucos quilómetros de distância, em Ponta Delgada, está sol, enquanto que na Ajuda da Bretanha chovia torrencialmente e o nevoeiro era cerrado.
Para a ilha Terceira e todo o grupo central, o IM ativou o aviso laranja, por previsões de chuva forte até às 23h deste sábado. “A ilha está numa zona de grande instabilidade”, diz Fernanda Carvalho, meteorologista da delegação dos Açores do IM. O grupo oriental, no qual se inclui a ilha de São Miguel, está também sob aviso laranja.
“Neste momento há muita instabilidade, que propicia chuva forte e trovoadas”, afirma Fernanda Carvalho. A situação deverá manter-se nas próximas horas, embora as nuvens estejam a afastar-se para norte do grupo central. “Estamos num período de melhoria, o que não quer dizer que piore, porque há condições para isso”, alerta.
Tolentino de Nóbrega, Marisa Soares
* * * * * * * * * * *
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: