quinta-feira, 28 de junho de 2012

3924. Turbinas eólicas aumentam temperatura

Turbinas eólicas podem afectar as condições meteorológicas das zonas em que se situam, provocando a subida de temperaturas durante a noite, conclui um estudo realizado no Texas e publicada agora na revista “Nature Climate Change”.
A pesquisa confirmou as conclusões de um estudo de 2010, também realizado numa região específica dos Estados Unidos, que utilizou modelos criados por computador para mostrar que as turbinas eólicas podem provocar aquecimento regional.  Os cientistas acreditam que o aquecimento é provocado pelas turbinas das fábricas que libertam ar quente ao nível do solo.
A área em que foi feito o estudo, no centro oeste do Texas, registou, a meio da década passada, um crescimento no número de programas de construção de turbinas, passando de 111 em 2003 para 2.325 apenas seis anos depois.
Sensores de incêndios – Os pesquisadores utilizaram informações produzidas pelos sensores Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), contidos nos satélites Aqua e Terra, da Nasa, capazes de medirem radiações infravermelhas emitidas por incêndios na superfície do planeta. As informações produzidas pelos Modis podem ser transformadas rapidamente em “mapas activos de incêndios” que permitem localizar focos de fogos florestais e ver para se dirigem. As informações dos sensores Modis foram usadas para medir as temperaturas na região estudada desde o início ao final do “boom” de construção de fábricas, nos períodos de 2003 a 2005 e de 2009 a 2011.
Ao longo daqueles períodos, a região centro oeste do Texas, como um todo, registou um aumento de temperatura e de forma mais acentuada nas áreas próximas das turbinas eólicas.  Os pesquisadores verificaram que outros factores podem ter influído nos resultados, como mudanças de vegetação, mas afirmaram que tal ocorreu a uma escala muito pequena. As mudanças, concluíram os investigadores, não se verificaram de forma idêntica em todas as áreas próximas das turbinas e o aquecimento foi de cerca de 0,72ºC por década. “A tendência de aquecimento verifica-se apenas na área e no período estudados e não deve ser estendida de forma linear a outras regiões por períodos mais longos”, disse um dos autores do estudo, Liming Zhou, da Universidade de Nova Iorque, à BBC.
Resultados consistentes – Liming Zhou e os colegas afirmam que as lâminas das turbinas eólicas, ao agitarem o ar, misturam ar quente e ar frio e fazem com que parte do calor chegue ao nível do solo. “Os resultados da pesquisa parecem muito consistentes”, referiu Steven Sherwood, do Centro de Pesquisas de Mudanças Climáticas, da University of New South Wales, da Austrália. A estratégia de provocar um aquecimento artificial, lembrou, costuma ser usada por produtores de frutas que sobrevoam os pomares de helicóptero para combater geadas matinais.
“Essa pesquisa é o primeiro passo na potencial exploração de informações por satélite para quantificar os possíveis impactos de grandes turbinas eólicas sobre o clima e as condições meteorológicas”, afirmou Liming Zhou.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: