quinta-feira, 19 de julho de 2012

3941. MADEIRA: Fogo nas zonas altas do Funchal ameaça casas


Um incêndio de enormes proporções deflagrou ao início da noite nos sítios do Palheiro Ferreiro e Choupana, zonas altas do Funchal, e ameaça alastrar-se para os lados da freguesia de São Gonçalo. Governo regional accionou o plano de emergência. Todas as corporações de bombeiros do Funchal foram chamadas a intervir. A zona em chamas é uma área de mato, eucaliptos e muito próxima de residências.
O presidente do Conselho de Administração do SESARAM confirmou que foi accionado o nível de catástrofe número 1 da Região e disse que todos os meios de assistência hospitalar estão já mobilizados no sentido de acorrer a eventuais situações de emergência, até ao momento não há casos graves a registar.
O presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, disse hoje que o "vento muito forte" está a prejudicar o combate ao incêndio que deflagrou ao final da tarde de hoje no concelho. "Estamos numa fase de ataque ao fogo, estabelecemos três linhas de corte, estamos a tentar controlá-lo, o que se está a revelar difícil porque o vento está muito forte", declarou Miguel Albuquerque aos jornalistas numa das frentes do incêndio, na freguesia de São Gonçalo. O autarca salientou que a prioridade "é salvaguardar a vida das pessoas".
O vice-presidente da Câmara do Funchal disse à agência Lusa que a situação do incêndio de grandes proporções que está a consumir a zona do Palheiro Ferreiro e Choupana "está muito complicada" e que foi activado o Plano Municipal de Emergência. "A situação está muito complicada e todos os meios disponíveis dos bombeiros e da câmara, incluindo os autotanques da limpeza estão no local, mas a situação é muito difícil", declarou o autarca, responsável pelo pelouro da Protecção Civil do município do Funchal. Na estrada para a Camacha, as chamas cobrem uma grande área e o incêndio é visível da cidade do Funchal, tendo a Agência Lusa apurado que várias pessoas foram forçadas a sair de casa, fugindo das zonas de perigo, tendo-se já ouvido explosões, provavelmente de botijas de gás.
Um avião C-130 da Força Aérea parte esta madrugada com 81 homens para auxiliar as autoridades madeirenses no combate às chamas no incêndio da fregu8esia de São Gonçalo, no Funchal, segundo fonte do Ministério da Administração Interna. O presidente do governo regional, Alberto João Jardim, está a dirigir-se para o local.
Lília Bernardes
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: