sábado, 21 de julho de 2012

3946. Fogo dominado no Algarve, mas chamas continuam a preocupar na Madeira

O incêndio que lavra desde quarta-feira no Algarve foi finalmente dominado hoje à tarde, embora persistam focos que merecem especial atenção, mas o fogo continua por dominar na Madeira e em Abrantes uma bombeira morreu num desastre de viação. O fogo no Algarve foi declarado como dominado às 17h45 e a Protecção Civil prevê que as chamas não voltem a alastrar, sendo os focos de incêndios mais preocupantes a norte de São Brás de Alportel e junto a Cachopo, em Tavira. A combater as chamas encontram-se mais de 1.000 operacionais, apoiados por mais de 200 veículos.
Na Madeira, os incêndios nos concelhos de Porto Moniz e Santa Cruz são aqueles que mais preocupam o serviço regional da Madeira da Protecção Civil, disse hoje ao final da tarde o presidente daquele organismo, Luís Neri. Segundo o responsável, a população deu conta do lançamento de ‘very lights’ no concelho de Santa Cruz, onde o comandante dos bombeiros municipais revelou terem sido localizadas «algumas tochas» em Casais de Além, freguesia da Camacha, o que para o Governo da Madeira reforça a suspeita de «mão criminosa» nos fogos. Um homem suspeito de ter lançado fogo à floresta no concelho de São Vicente vai aguardar julgamento sujeito a apresentações diárias às autoridades, disse à Agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.
O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Manuel António Correia, anunciou hoje um apoio a fundo perdido para os agricultores lesados pelos incêndios que lavram na Madeira e a disponibilização de palha para o gado.
Durante a tarde, uma bombeira dos municipais de Abrantes que se dirigia para o combate a um incêndio da freguesia de Vale das Mós – entretanto dominado – morreu quando o veículo tanque em que seguia se despistou. O fogo deflagrou perto das 15 horas e mobilizou mais de cem bombeiros.
Esta tarde deflagraram também incêndios em Rendo, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, onde o fogo deflagrou numa zona de floresta, e em Zebreiros, Gondomar. As chamas já foram dominadas. Pelas 19 horas, em Cambas, concelho de Oleiros, um incêndio ainda activo mobilizava mais de 140 elementos apoiados por 23 viaturas e três helicópteros.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto e imagem): Sol

Sem comentários: