sábado, 18 de agosto de 2012

3971.ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES: Aviso de tempestade tropical

Informação especial
Assunto: Aviso de Tempestade Tropical - Gordon
=====================================
A tempestade tropical Gordon encontrava-se as 09h UC de hoje a cerca de 1300 km a WSW dos Açores, deslocando-se para leste com uma velocidade de aproximadamente 30 km/h. Prevê-se que nas próximas 12 h esta tempestade intensifique temporariamente para furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson).
Prevê-se ainda que a tempestade tropical Gordon entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 00h de Domingo 19 de Agosto, seguindo na direcção nordeste e atingindo as ilhas dos grupos Central e Oriental cerca das 00h de segunda-feira 20, especialmente as ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Pico. Nestas ilhas estão previstos ventos médios de 80 km/h com rajadas até 130 km/h, precipitação intensa (40 a 30 mm em 3 horas) e ondas entre 8 a 10 m.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Instituto de Meteorologia
* * *
ACTUALIZAÇÃO
A tempestade tropical Gordon intensificou-se durante as últimas horas e prevê-se que entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 12h de Domingo 19 de Agosto como furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson), seguindo depois na direcção nordeste e atingindo a região do Grupo Oriental pelas 00h de segunda-feira 20, afectando as ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Nesta zona estão previstos ventos médios de 110 km/h com rajadas até 150 km/h, precipitação intensa e ondas entre 14 e 16 m.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Instituto de Meteorologia

Sem comentários: