quarta-feira, 22 de agosto de 2012

3980. PORTUGAL CONTINENTAL: Marés Vivas de norte a sul assustaram praias


Mar bravo e fortes correntes marítimas assinaladas um pouco por todo o país, após passagem do furacão Gordon pelos Açores. Os registos do Instituto de Meteorologia relativamente ao dia de terça-feira foram normais, apesar do mar bravo e das fortes correntes marítimas assinaladas um pouco por todo o país. «Os registos a que eu tenho acesso não me dão razão para pensar que tenha havido alguma coisa fora do normal, mas os nossos registos são limitados não veem tudo», afirmou a meteorologista Paula Leitão, citada pela Lusa.
Segundo vários testemunhos, as marés vivas fizeram com que fosse içada a bandeira vermelha em locais habituados a águas calmas como Troia e Carcavelos, onde as ondas atingiram os três metros de altura. A forte ondulação ocorreu um dia depois do furacão Gordon ter atingido as costas de São Miguel e de Santa Maria. Para Paula Leitão, este fenómeno «dá origem a ondas com uma energia diferente», que rebentam mais dentro das praias e com mais força. Relembrando que o Gordon se aproximou do continente já com características de tempestade tropical, embora sem vento e precipitação forte, Paula Leitão reforçou a ideia de que não existem registos que permitam estabelecer uma ligação entre o fenómeno de terça-feira e o furacão.
«É um caso um pouco diferente do normal, levanta muitas suspeitas. É um caso para nós, do ponto de vista científico, registarmos e olharmos com mais atenção, mas não posso dar certezas», concluiu Paula Leitão.
Carcavelos: maré enche e cobre quase todo areal / Polícia Marítima de Cascais reforçou o número de nadadores salvadores – Em Carcavelos, a praia é grande, mas na tarde de ontem ficou anormalmente reduzida. A maré subiu de forma surpreendente. O mar inundou grande parte do extenso areal da praia de Carcavelos formando pequenos lagos. A forte ondulação também marcou a tarde de praia para centenas de banhistas e surfistas que se mantiveram no local, neste dia de calor.
A Polícia Marítima de Cascais reforçou o número de nadadores salvadores e de meios aquáticos na praia de Carcavelos, devido à força do mar e às ondulações de dois a três metros, para garantir a segurança dos banhistas. «Os banhistas estão-se simplesmente borrifando para os nadadores salvadores, o trabalho deles é inglório. Tivemos de reforçar as praias com agentes por terra e duas motas de água no mar para fazer mais rápido as aproximações e mandar as pessoas para terra», explicou a mesma fonte.
* * * * * * * * * * *
Fonte: IOL TVI 24

Sem comentários: