terça-feira, 1 de janeiro de 2013

4163. Ranking Meteorológico Europeu (4º Trimestre de 2012)



* * *
Uma análise sintética aos dados para as estações meteorológicas portuguesas permite concluir que, no registo das temperaturas máximas observadas diariamente ao longo do trimestre, as estações meteorológicas portuguesas com dados registadas no WeatherOnline apresentaram, em termos gerais, valores acumulados inferiores à média esperada para o quarto trimestre de 2012, traduzindo um trimestre mais fresco que o normal. O interior do Alentejo e uma das estações meteorológicas do Funchal foi onde ocorreram os valores mais afastados relativamente à média.
Já no que se refere aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do quarto trimestre de 2012, não existe uma linha padrão de distribuição ao longo do território nacional. Assim, destaca-se pela positiva (valores superiores à média espera) os dados registados na Horta (Arquipélago dos Açores), Porto Santo (Arquipélago Madeira) e Penhas Douradas (Portugal Continental); Lisboa, Évora e Beja também registaram valores superiores à média. Pelo contrário, destaca-se pela negativa (valores inferiores à média esperada) os dados registados em Viana do Castelo/Chafé, Porto/Pedras Rubras e Vila Real.
Os presentes dados referem-se ao quarto trimestre do ano de 2012. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio em relação à média para o terceiro trimestre do ano, calculado com os valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação. Todos os dados vão sendo actualizados e disponíveis livremente em ficheiro Excel no YAHOO GRUPOS.

Sem comentários: