quarta-feira, 6 de novembro de 2013

4547. Portugal participa em simulacro de acidente nuclear em central espanhola de Almaraz

Portugal vai participar no exercício internacional CURIEX2013 para testar a resposta da Protecção Civil em caso de um acidente nuclear, que decorre esta terça-feira e quinta-feira, na central nuclear espanhola de Almaraz, refrigerada pelo rio Tejo. De acordo com a nota publicada na página oficial da Autoridade Nacional da Protecção Civil, o exercício vai juntar equipas internacionais da Bélgica, França, Itália, Marrocos e Portugal, e servirá para testar o plano de emergência nacional espanhol para acidentes com centrais nucleares.
Portugal vai participar no exercício com uma equipa de 14 elementos peritos que vão fazer intervenção em domínios específicos como monitorização de áreas contaminadas, definição de soluções a implementar por Portugal em caso de contaminação do rio Tejo, apoio à decisão em matérias de informação pública e de mitigação face às consequências para a população e ambiente (efeitos para agricultura e cadeia alimentar). Aquando do anúncio oficial do exercício, em Junho passado, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, explicou que este seria uma espécie de preparação caso venha a acontecer uma emergência nuclear.
“Pretendemos que, se acontecer, esperamos que não, uma emergência com estas características, estarmos preparados para dar a resposta solidária, profissional e eficaz que os cidadãos esperam”, explicou Fernández Díaz.
* ** * * * * * * * *
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: