sábado, 8 de fevereiro de 2014

4676. PORTUGAL CONTINENTAL: Aproximação e passagem de tempestade

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Domingo, dia 9 de Fevereiro de 2014_12h00
Fonte: MetOffice
=============
O estado do tempo em Portugal Continental mantém-se condicionado pela corrente de jacto que se tem mantido com uma ondulação bastante pronunciada (descida em latitude) sobre a Península Ibérica e que está a provocar situações bastante anómalas um pouco por todo o Hemisfério Norte: calor excessivo no Alasca, vórtice polar sobre Canadá/Estados Unidos, explosão de tempestades atrás de tempestades no Atlântico, temperaturas na ordem dos 60 ºC abaixo de zero na Sibéria,  ...

Assim, o estado do tempo em Portugal Continental voltará a ficar condicionado, a partir da manhã de amanhã, Domingo, pela aproximação e passagem de um novo centro de baixas pressões bastante cavado (ciclogénese explosiva) pelo norte da Península Ibérica, em deslocamento para leste; a este centro de baixas pressões estão associadas linhas de instabilidade que cruzarão todo o território de Portugal Continental durante o Domingo e a madrugada de Segunda-feira.

A passagem das várias linhas de instabilidade dará origem ao aumento de nebulosidade e a ocorrência de precipitação, que será por vezes forte e com possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo, em todo o território de Portugal Continental. O rápido cavamento da tempestade dará origem a vento forte, com rajadas muito fortes, na ordem dos 120 km/h, de sudoeste ou oeste e rodando para noroeste ao longo da madrugada de Segunda-feira.

O ar frio pós-frontal na madrugada e manhã de Segunda-feira fará descer significativamente a temperatura do ar e a ocorrência de precipitação em forma de neve, em especial nas regiões do interior acima dos 600/800 metros de altitude. O vento forte com rajadas de noroeste reforçará a sensação de muito frio ao longo do período diurno de Segunda-feira; a tendência será que a precipitação diminua de intensidade a partir do meio da madrugada, passando os períodos de chuva a regime de aguaceiros e o vento comece a diminuir de intensidade a partir da manhã de Segunda-feira.

Sem comentários: