segunda-feira, 14 de abril de 2014

4734. Ranking Meteorológico Europeu (1º Trimestre de 2014)


* * *
Uma análise sintética aos dados para as estações meteorológicas portuguesas permite concluir que, no registo das temperaturas máximas observadas diariamente ao longo do trimestre, as estações meteorológicas portuguesas com dados registadas no WeatherOnline apresentaram na sua maioria, em termos gerais, valores acumulados inferiores à média esperada para o primeiro trimestre de 2014, traduzindo um trimestre mais fresco do que é que normal, sendo assim o segundo trimestre consecutivo com esta tendência. Apenas Angra do Heroísmo, Lajes/Terceira e Porto Santo não seguiram aquela tendência, tendo registado valores superiores à média que seria esperado no primeiro trimestre de 2014.
Já no que se refere aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do primeiro trimestre de 2014, os valores das estações portuguesas ficaram também, na sua maioria, abaixo dos valores normais esperados para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, persistindo uma evolução idêntica aos dois anteriores trimestre (a partir de Julho de 2013), mais seco que é normal. Apenas as estações de Lajes/Terceira, Viana do Castelo, Lisboa e Évora tiveram acumulados acima do que é normal no primeiro trimestre de 2014.
Os presentes dados referem-se ao primeiro trimestre do ano de 2014. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio em relação à média para o quarto trimestre do ano, calculado com os valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação. Todos os dados vão sendo actualizados e disponíveis livremente em ficheiro Excel no YAHOO GRUPOS.

Sem comentários: