terça-feira, 29 de julho de 2014

4839. Acesso à montanha do Pico, nos Açores, encerrado por causa do mau tempo

O acesso à montanha do Pico, nos Açores, está encerrado até às 15:00 de quarta-feira, por causa do mau tempo, que também provocou estragos no Centro de Interpretação da Paisagem da Vinha da mesma ilha. As "condições atmosféricas adversas" que se fazem sentir na ilha do Pico "podem colocar em causa a segurança dos visitantes" da montanha, segundo um comunicado divulgado através do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo dos Açores.

O acesso à montanha do Pico, que com 2.351 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal, fica interditado até às 15:00 de quarta-feira, prometendo o Parque Natural do Pico emitir "novas informações" em função das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O mesmo comunicado revela que, "devido a alguns estragos causados pela forte precipitação", também o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico "está temporariamente encerrado ao público".

A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertaram hoje para as previsões de "chuva forte" em sete ilhas do arquipélago, até quarta-feira à tarde. Por causa destas previsões, as ilhas do grupo central (Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira) estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, até às 15:00 de quarta-feira. São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão sob o mesmo aviso até às 18:00 de quarta-feira.

* * * * * * * * * * * *

Sem comentários: