segunda-feira, 8 de setembro de 2014

4889. Mirandela e Macedo de Cavaleiros avaliam prejuízos de intempérie e reparam danos

Uma tempestade de ventos e chuva torrencial deixou, no fim-de-semana, um rasto de destruição em três aldeias de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, com telhados, arruamentos e culturas destruídos, alagamentos e estradas obstruídas. Os autarcas de cada município disseram hoje à agência Lusa que os serviços municipais de Protecção Civil, com a ajuda dos bombeiros, estão no terreno a limpar e a reparar os danos. Do mesmo modo, as autarquias locais estão a efectuar um levantamento completo dos prejuízos e custos.
A intempérie atingiu, na noite de sábado para domingo, duas aldeias de Mirandela, com um pequeno tornado a danificar, "sobretudo as coberturas de meia dúzia de casas em Suçães", enquanto uma enxurrada deixou um cenário de destruição em Vale de Prados, como indicou o presidente da Câmara, António Branco. As equipas camarárias e de bombeiros encontram-se no terreno desde domingo para ajudar nas intervenções necessárias nas habitações de Suçães, onde ninguém ficou desalojado, segundo garantiu o autarca, apesar de "um dos casos ser mais graves". Os danos, como relatou António Branco, ocorreram mais ao nível das coberturas das habitações.
Já em Vale de Prados, as intervenções que estão a decorrer destinam-se a "limpar, cortar e reparar" a destruição e entulho deixados pela enxurrada que, na mesma zona, afectou também a circulação na estrada que Mirandela a Torre D. Chama, onde ainda prosseguem as operações de limpeza. Nesta aldeia a força da água e o lixo que arrastou causaram prejuízos ainda em culturas agrícolas, sobretudo hortas.
O presidente da Câmara adiantou que ainda durante a tarde de hoje, uma equipa vai falar com todas as pessoas da aldeia afectadas para um levantamento dos prejuízos que o município fará chegar depois à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
No concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, "duas horas de chuva torrencial e um minitornado" fizeram estragos nos arruamentos e provocaram alagamentos em caves", na aldeia de Vilarinho do Monte, de acordo com o relato feito pelo presidente da Câmara, Duarte Moreno. Também aqui, as equipas municipais de Protecção Civil e de bombeiros encontram-se no terreno a proceder à limpeza e arranjos, como adiantou o autarca que não tem notícia de prejuízos agrícolas.
A autarquia vai agora proceder ao levantamento do custo dos prejuízos causados e, segundo Duarte Moreno, será a mesma a assumir a reparação ou contratará empresas nos casos em que for necessário.
* * * * * * * * * * *
Fonte: Porto Canal

Sem comentários: