quinta-feira, 18 de setembro de 2014

4920. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Imagem de Satélite às 18h10
* * *

Fonte: Sat24.com
============================================
Carta Sinóptica de superfície prevista para amanhã
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014_12h00
Fonte: MetOffice
============


As altas pressões no interior da Europa continuam a bloquear o avanço para leste da tempestade ELISABETH, continuando esta a girar sobre si próprio e a originar sistemas frontais que atingem o território de Portugal Continental, em especial as regiões do norte e centro.
Nas últimas horas aproximou-se uma superfície frontal oclusa (caracterizada pela acção mais dinâmica do sector frio e a um maior forçamento vertical do ar) ao noroeste da Península Ibérica e nas últimas horas começou a afectar as regiões do litoral oeste do norte e centro. Trata-se de uma superfície oclusa, logo geradora de maior instabilidade, contribuindo assim para a ocorrência de fenómenos convectivos de maior intensidade.
Esta frente oclusa vai atravessar todo o território do continente, afectando inicialmente o litoral oeste e progredindo sucessivamente para o interior, esperando-se que abandone o território do continente para leste nas primeiras horas da manhã de amanhã.
A passagem da superfície frontal oclusa poderá originar períodos de chuva, por vezes temporariamente fortes e prolongados, especialmente nas regiões do norte e centro, onde poderão ser acompanhados por trovoadas e queda de granizo.
As regiões do interior sul continuam sob a influência de uma massa de ar tropical e húmida, procedente de sudoeste, contribuindo assim para a continuação do desenvolvimento de nebulosidade convectiva, propicia à ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes acompanhados de trovoadas, frequentes e dispersas, sobretudo no período diurno.

Sem comentários: